close

Apresentação do Prémio

 

A primeira edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal realizou-se em 2017, juntando-se assim aos 15 países que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

O Prémio ECOTROPHELIA Portugal visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador, desenvolvido por talentosos estudantes do ensino superior, estimulando a inovação e empreendedorismo no setor agroalimentar. A primeira edição contou com 16 projetos candidatos, dos quais 11 projetos finalistas, e envolveu mais de uma centena de estudantes e mais de 50 professores e investigadores de 14 instituições de ensino superior.

Em 2018, realiza-se a segunda edição desta competição, que se assume como um laboratório natural de inovação para o meio académico, descobrindo novos talentos e produtos alimentares eco-inovadores. Os promotores da competição pretendem, assim, promover Portugal como país produtor de excelência e competitivo no mercado global, desde logo alicerçado na formação e qualidade científica dos seus profissionais.

Desde 2011, o Prémio ECOTROPHELIA promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizou 550 universidades e mais de 3.500 estudantes. Como resultado desta iniciativa, uma centena de produtos desenvolvidos por equipas participantes foram industrializados ou comercializados.