close

Apresentação do Prémio

O Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor agroalimentar a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro. Este desígnio traduz-se na organização de competições de eco-inovação alimentar nacionais e europeia, nas quais se integra o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2019, promovido pela PortugalFoods.

 Assumindo-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico, descobrindo novos talentos e produtos alimentares eco-inovadores, o Prémio ECOTROPHELIA promove Portugal como país produtor de excelência e competitivo no mercado global, desde logo alicerçado na formação e qualidade científica dos seus profissionais.

Destinado a equipas multidisciplinares de 2 a 10 estudantes do ensino superior (≤35 anos), o Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis: desde o conceito, formulação, produção e embalagens até ao plano de marketing, negócio e vendas, sendo que a vertente nutricional e sensorial é igualmente avaliada.

A primeira edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal realizou-se em 2017, juntando-se assim aos 16 países que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

Desde 2010, o Prémio ECOTROPHELIA promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4000 estudantes. Como resultado desta iniciativa, 860 produtos alimentares foram desenvolvidos por equipas participantes, sendo que 80 foram industrializados ou comercializados.