close
Media
Ecotrophelia Portugal, Media, Notícias, Candidaturas abertas ECOTROPHELIA Portugal 2022

Candidaturas abertas ECOTROPHELIA Portugal 2022

Já está em marcha o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022, uma competição que visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador e sustentável, por alunos e investigadores do Ensino Superior, com o objetivo de “revolucionar” a indústria Agroalimentar e colocá-la na linha da frente da inovação e da sustentabilidade.

O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a eco-inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu. Tal desígnio traduz-se na organização de competições nacionais, nas quais se integra o Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods desde 2017.

Na passada edição, a bolacha crocante Baguitas (que aproveita os resíduos e subprodutos agroalimentares da indústria do vinho, feita à base de farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos), desenvolvida por uma equipa de estudantes nas áreas das Ciências da Nutrição e do Design de Comunicação da Universidade Lusófona, foi a grande vencedora do concurso nacional (de entre um total de 27 projetos) e representou Portugal na competição europeia.

Elevar o conhecimento e reconhecer a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a competitividade do setor Agroalimentar nacional é, pois, o objetivo deste concurso, que procura aproximar as universidades, politécnicos e centros de conhecimento e inovação à indústria, numa lógica de geração de valor e criação de caminhos de futuro para o setor, assentes na sustentabilidade.

Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, afirma: É nossa missão, enquanto associação cluster que apoia a dinamização e internacionalização do setor Agroalimentar, estabelecer um diálogo ativo com iniciativas ligadas à inovação e ao empreendedorismo. As novas ideias, capazes de transformar a indústria e de construir o seu caminho de futuro, estão onde os jovens estão. Por isso, temos de estar nas universidades, nos politécnicos. Temos de ouvir as ideias dos nossos estudantes, perceber aquelas que são as suas preocupações e aspirações. São eles que, com conhecimento, têm as ideias e moldam os projetos que hão de fazer o nosso futuro.”

Esta será a sexta edição do ECOTROPHELIA em Portugal e conta com o apoio de diversas entidades do setor agroalimentar. A nível europeu, este concurso acontece desde 2008, tendo mobilizado mais de 4.000 estudantes, 500 instituições de ensino e 2000 empresas, resultando no desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares eco-inovadores, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados. A edição europeia de 2020 foi ganha pela equipa portuguesa da OrangeBee, um snack saudável, fermentado, à base de aquafaba, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro.

Candidaturas ECOTROPHELIA Portugal 2022

Os estudantes que queiram participar na 6.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal devem candidatar-se até ao dia 25 de Maio de 2022, através do formulário disponível neste website.

Apoio Institucional:
Parceiros: