Vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2024
Fusion Rolls, um snack saudável que consiste em rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos, vence a competição nacional que distingue o empreendedorismo e a inovação eco-alimentar
Rolinhos de fruta desidratada; crackers de farinha de espinha de peixe; um snack à base de folhas de Opuntia ficus-indica; e uma barra alimentar com beterraba: são estes os grandes vencedores da oitava edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, que reuniu no Porto mais de três dezenas de estudantes universitários, provenientes de todo o País, com o desafio de criarem os produtos alimentares que vão fazer a diferença no futuro.
Comunicado de Imprensa
A equipa Fusion Rolls, constituída por estudantes de Ciências do Consumo e Nutrição na Universidade do Porto, Engenharia Alimentar na Universidade Católica do Porto e Design na Universidade Lusíada do Porto, saiu como grande vencedora da 8.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal, com os seus rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos.
Os Fusion Rolls, apresentam uma alternativa de snack com uma consistência tenra, muito prática de ingerir, à base de uva desperdiçada pela indústria alimentar, mas também de banana e amêndoa, traduzindo-se assim numa forma muito conveniente, fácil, saudável e rápida de comer fruta on the go. A equipa do Porto conquistou assim o Prémio ECOTROPHELIA Ouro (no valor de 2.000 euros) e o direito a representar Portugal na competição europeia em Outubro, a realizar-se em Paris, durante a SIAL, a grande feira da indústria alimentar. Recebeu ainda o Prémio Incubação UPTEC, que visa premiar e estimular o empreendedorismo em Portugal, oferendo 4 meses de incubação e a participação na prestigiada escola de start-ups.
Esta iniciativa, cuja edição portuguesa é organizada pela PortugalFoods, destina-se a equipas de estudantes, com a mentoria de docentes e investigadores do Sistema Científico e Tecnológico nacional, com espírito empreendedor e vontade de arregaçar as mangas para desenvolver produtos alimentares inovadores e sustentáveis em toda a sua cadeia de valor – desde o conceito, formulação, produção e packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial. A competição decorreu no dia 12 de julho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
O júri, composto por cerca de duas dezenas de personalidades ligadas ao setor alimentar, distinguiu o projeto Trinca-Espinhas com a Prata (correspondente a um prémio de 1.000 euros). premiando a equipa que integra estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa pelos seus crackers de farinha de espinha de peixe, farinha de trigo e alecrim. Já o terceiro prémio foi atribuído à equipa SNACTUS, da Universidade de Aveiro, a concurso com um snack saudável e sustentável à base de folhas de Opuntia ficus-indica e com vários níveis de picante (correspondente a um prémio de 500 euros).
A equipa Beeta, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, apresentou a BETEBARRA, um snack de beterraba para atletas e corações saudáveis e recebeu a distinção Born from Knowledge, promovida pela Agência Nacional de Inovação, pelo seu conceito nascido do conhecimento com base tecnológica.