
Candidaturas Abertas – 9.ª edição do prémio ECOTROPHELIA
QUERES CRIAR OS ALIMENTOS DO FUTURO? CONCORRE À 9ª EDIÇÃO DA COMPETIÇÃO MAIS DESAFIANTE DO SETOR ALIMENTAR E VEM INOVAR
A 9ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, organizada pela PortugalFoods, quer encontrar empreendedores com vontade de mudar o mundo – e a alimentação! Está à procura de jovens universitários que desenvolvam, um produto alimentar que junte criatividade, inovação, sustentabilidade e sabor.
Candidaturas decorrem até 21 de maio.
Comunicado de Imprensa
Já estão abertas as candidaturas ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025, uma competição que desafia jovens universitários a desenvolverem um produto alimentar eco-inovador, sustentável, com o objetivo de promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar. O período de candidaturas decorre até 21 de maio e, até lá, equipas multidisciplinares compostas por estudantes de licenciatura e mestrado deverão fazer a submissão da candidatura no site do prémio. O desafio é criar um produto eco-inovador, em que todas as componentes, do packaging ao sabor, do processo de fabrico à proposta de marketing, serão avaliadas. Os finalistas participarão na Competição Nacional e o vencedor representará Portugal, a nível europeu.
A diversidade e irreverência tem sido uma constante, ao longo das oito anteriores edições da competição. Em 2024, a equipa vencedora apresentou os Fusion Rolls, rolinhos de fruta saudáveis, desenvolvidos por três estudantes de diferentes universidades do Porto que, ao analisarem o mercado, apenas encontraram, produtos de fruta, líquidos ou desidratados crocantes. Assim, Mariana Fonseca, a frequentar o Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, na Universidade do Porto; Catarina Lourenço, no mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e Ana Fernandes, a estudar Design na Universidade Lusíada, no Porto, quiseram fazer algo diferente: apresentaram uma alternativa em snack, com uma consistência tenra, muito prática de ingerir e que, feita à base de uva desperdiçada pela indústria alimentar, mas também de banana e amêndoa, propõe a valorização de subprodutos da indústria agroalimentar, ao mesmo tempo que se assume como uma opção alimentar conveniente, saudável e uma forma de comer fruta on the go.
O concurso ECOTROPHELIA Portugal 2025 proporciona várias oportunidades para os jovens empreendedores. Para além do desafio de desenvolvimento de um produto alimentar, os alunos contactam com empresas, mentores e investidores, que lhes podem proporcionar uma vasta rede de contactos no mercado. Todos os inscritos recebem uma formação de empreendedorismo e podem ser contemplados com mentoria, consultoria e, inclusive, incubação e acesso a programas de aceleração de start-ups.
A equipa vencedora desta competição nacional participará no ECOTROPHELIA EUROPE 2025, que este ano se realiza numa das maiores feiras mundiais do setor alimentar, ANUGA, entre 04 e 08 de outubro, em Colónia, Alemanha.
Para Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods: “O Prémio ECOTROPHELIA Portugal tem conseguido criar uma ligação fundamental entre o tecido empresarial e a academia, proporcionando à indústria agroalimentar o contato direto com jovens inspiradores, criativos e disruptivos. A sustentabilidade, o ambiente, a inovação, a saúde e o bem-estar são temas prioritários para as novas gerações que olham para a alimentação como uma forma de mudar o mundo. Por outro lado, é uma iniciativa que permite aos jovens, futuros empresários e profissionais do setor, aplicar o conhecimento adquirido e proporciona uma visão global do mundo empresarial, em ambiente competitivo.”
Elevar o conhecimento e reconhecer a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a competitividade do setor Agroalimentar nacional é o propósito deste concurso, que procura aproximar as universidades, os politécnicos e os centros de conhecimento e inovação à indústria, numa lógica de geração de valor e criação de caminhos de futuro para o setor, que sejam assentes na sustentabilidade.
Esta será a 9ª edição do ECOTROPHELIA em Portugal, organizada desde 2017 pela PortugalFoods e que conta com o apoio de diversas entidades do setor agroalimentar.