close

Apresentação do Prémio

O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro. Este desígnio traduz-se na organização de competições de eco-inovação alimentar nacionais e europeia, nas quais se integra o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods.

 Assumindo-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico, de forma a criar uma rede de formação de excelência em eco-inovação alimentar, proporcionando assim o acesso a um vasto conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.

Destinado a equipas multidisciplinares de 2 a 6 estudantes do ensino superior, o Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

A primeira edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal realizou-se em 2017, juntando-se assim aos 16 países que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

Desde 2010, o Prémio ECOTROPHELIA promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4000 estudantes. Como resultado desta iniciativa, 860 produtos alimentares foram desenvolvidos por equipas participantes, sendo que 100 foram industrializados ou comercializados.

As candidaturas para o ECOTROPHELIA Portugal 2021 terminam a 10 de maio de 2021.

A final nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal decorrerá em data a definir na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Mensagem de João Miranda – Embaixador do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

“O setor alimentar vive hoje, mais de nunca, um ambiente de constante transformação e dinamismo induzido pela exigência dos consumidores, na preocupação com o seu bem-estar e saúde, mas também por questões sociais e de sustentabilidade.

O Prémio ECOTROPHELIA é, por isso, uma iniciativa que pela visão e mão dos mais jovens, consegue trazer ao espaço público conceitos inovadores, que visam responder aos desafios atuais e futuros do agroalimentar, em particular ao nível da Sustentabilidade e da Eco inovação.

Esta plataforma permite, ainda, a possibilidade destes jovens estudantes aplicarem as suas competências, criatividade e talento, dando a oportunidade para nos mostrarem ideias e conceitos de produtos revolucionários, trazendo da academia, o conhecimento provocatório para a indústria, para que esta vá moldando o ecossistema alimentar do futuro, orientado para as tendências e procura do mercado.

Pela riqueza das propostas que têm sido trazidas nas edições passadas, creio que poderemos todos, esperar por sermos surpreendidos e verdadeiramente inspirados com o empreendedorismo, criatividade e energia destes jovens brilhantes.”

João Miranda
(Chairman Frulact)

Apoio Institucional:
Parceiros: