close

Apresentação do Prémio

O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro. Este desígnio traduz-se na organização de competições de eco-inovação alimentar nacionais e europeia, nas quais se integra o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods.

 Assumindo-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico, de forma a criar uma rede de formação de excelência em eco-inovação alimentar, proporcionando assim o acesso a um vasto conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.

Destinado a equipas multidisciplinares de 2 a 6 estudantes do ensino superior, o Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

A primeira edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal realizou-se em 2017, juntando-se assim aos 16 países que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

Desde 2010, o Prémio ECOTROPHELIA promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4000 estudantes. Como resultado desta iniciativa, 860 produtos alimentares foram desenvolvidos por equipas participantes, sendo que 100 foram industrializados ou comercializados.

As candidaturas terminam a 10 de maio de 2021.

A final nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal decorrerá a 29 de junho na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Mensagem do Embaixador do Prémio ECOTROPHELIA Portugal

“O sector alimentar, fruto dos momentos que atravessamos, vive um processo de verdadeira mutação acelerada, induzida pelas exigências crescentes e desafiantes dos consumidores, que evidenciam cada vez mais preocupações com o seu bem-estar e saúde, mas também com questões sociais e de sustentabilidade.

O Prémio ECOTROPHELIA é, por isso, uma iniciativa que pela visão e mão dos mais jovens, consegue trazer ao espaço público conceitos inovadores, que visam responder aos desafios atuais e futuros do agroalimentar, em particular ao nível da Sustentabilidade e da Eco inovação.

Em 2020, Portugal ganhou pela primeira vez o Ecotrophelia Europa, com o projeto OrangeBee das alunas Bárbara Vitoriano e Adelaide Olim, alunas de mestrado em design e biotecnologia alimentar, da Universidade de Aveiro. Um excelente exemplo de como esta plataforma permitiu aplicar o talento e criatividade, na concepção de um novo produto, trazendo da academia o conhecimento provocatório para a indústria, para que esta vá moldando o ecossistema alimentar do futuro.

Pela riqueza das propostas que têm sido trazidas nas edições passadas, creio que poderemos todos, esperar por sermos surpreendidos e verdadeiramente inspirados com o empreendedorismo, criatividade e energia, de mentes jovens e brilhantes, que nos apontarão as novas trajetórias para vencermos o presente e garantirmos vantagem para o futuro.

João Miranda
(Empresário)