O que é o Prémio ECOTROPHELIA?
O Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador (alimento ou bebida). Tem como ambição promover a inovação, a competitividade e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor agroalimentar a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro. Este desígnio traduz-se na organização de competições de eco-inovação alimentar nacionais e europeias, nas quais se integra a 4ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods.
Onde surgiu o Prémio ECOTROPHELIA?
Fundado em 2000, em França, o Prémio ECOTROPHELIA ganhou dimensão europeia em 2008, assumindo o formato de “Champions League da inovação alimentar”. Desde então, já promoveu internacionalmente 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4000 estudantes, contabilizando assim 860 produtos alimentares desenvolvidos e mais de 2000 empresas associadas. Como resultado desta iniciativa, mais de 100 produtos foram industrializados ou comercializados.
Quem pode candidatar-se ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?
De acordo com o Artigo 2º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020 são elegíveis equipas de 2 a 6 estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura e mestrado ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, com idade igual ou inferior a 35 anos de idade. À data da competição nacional os estudantes candidatos devem permanecer matriculados num estabelecimento de ensino superior, fazendo prova disso.
Existe limite de idade para participar no Prémio ECOTROPHELIA?
Sim. De acordo com o Artigo 2º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, são elegíveis estudantes com idade igual ou inferior a 35 anos.
Onde posso candidatar-me ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?
A candidatura ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal é efectuada no formulário de candidatura, através da criação de conta de utilizador da equipa.
A criação da conta de utilizador deve ser efectuada pelo Líder de Equipa e ficará imediatamente disponível para utilização após a sua criação.
O que preciso para me candidatar ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?
Reúne a tua equipa e desenvolve um produto alimentar inovador e sustentável (alimento ou bebida), de acordo com o Artigo 5º e Anexo 3 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020.
Que informação e documentos necessito para a minha candidatura?
De acordo com o Artigo 3º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, para que a candidatura seja considerada elegível deve conter os seguintes itens:
-
- Nome da Equipa;
- Identificação do Líder de Equipa, do(s) elemento(s) fluente(s) em Inglês e dos restantes elementos da Equipa;
- Comprovativos de matrícula referentes ao segundo semestre curricular do Ensino Superior de todos os elementos da Equipa;
- Curriculum Vitae de todos os elementos da Equipa;
- Documento individual de “Informação e consentimento para tratamento de dados pessoais”, de acordo com o Regulamento n.º 279/2016 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016 – Regulamento Geral de Proteção de Dados (“RGPD”);
- Carta pessoal de compromisso, preenchida e assinada (download);
- Breve descrição do produto, em português e em inglês, até um máximo de 100 caracteres cada (incluindo espaços);
- Apresentação escrita do projeto em linguagem comercial, em português e em inglês, até um máximo de 1500 caracteres (incluindo espaços);
- Dossier de apresentação do projeto, com um máximo de 20 páginas de tamanho A4 (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples), escrito em português ou inglês. Pode ainda conter até um máximo de 10 páginas de anexos, de tamanho A4;
- Seis fotografias em formato de alta resolução (máximo 24 MB): duas fotografias do produto, duas fotografias da embalagem e ainda duas fotografias onde seja visível, simultaneamente, o produto e a embalagem;
- Descrição dos aspetos eco-inovadores do produto, a preencher no formulário de candidatura.
Como devo enviar as amostras do produto?
O momento de degustação das amostras de produto por parte do Comité de Pré-Seleção, foi cancelado. Não se encontram reunidas as condições necessárias de preparação / envio das amostras do produto na fase de pré-seleção das candidaturas.
O que é o Dossier de apresentação do projeto?
O Dossier de apresentação do projeto é um documento limitado a um máximo de 20 páginas A4 (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples) e um máximo de 10 páginas A4 de anexos, escrito em português ou inglês, onde devem ser abordadas todas as características do projeto:
– Originalidade, criatividade e aspetos inovadores do produto;
– Plano de Marketing;
– Estudo técnico: processo de formulação e diagrama de produção;
– Estudo tecnológico: simulação da produção à escala industrial;
– Estudo regulamentar (legislação em vigor);
– Desenvolvimento dos aspetos sustentáveis;
– Estudo financeiro: simulação a 3 anos;
– Consistência do projeto de um modo geral.
Para mais informação deves consultar o Artigo 5º e o Anexo 3 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020.
A capa do Dossier de apresentação do projeto é contabilizada no número de páginas?
Sim. O Dossier de apresentação do projeto deve ter até um máximo de 20 páginas de tamanho A4 e até 10 páginas de anexos, de tamanho A4, independentemente do conteúdo de cada página.
Em que idioma devo submeter a candidatura ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?
De acordo com os Artigo 3º e 4º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, a candidatura pode ser submetida em português ou em inglês, à excepção da “Breve descrição do produto” e da “Apresentação escrita do projeto em linguagem comercial”, que devem ser submetidas em ambos os idiomas.
O que devo ter em consideração no desenvolvimento do meu produto?
De acordo com o Artigo 5º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, o produto submetido em candidatura pela equipa deve cumprir todas as especificações mencionadas abaixo:
- Próprio para consumo humano e destinado aos consumidores;
- Comercializável na distribuição/retalho ou no canal HORECA/foodservice (hotéis, restaurantes e catering);
- Inovador em um ou vários aspetos em relação aos produtos alimentares já existentes no mercado. Esta inovação pode centrar-se no conceito e/ou tecnologia e/ou receita e/ou embalagem e/ou consumo, entre outros;
- Ter em conta a eco-inovação, que pode envolver os ingredientes básicos (origem – biológica ou com baixa pegada de carbono) e/ou a embalagem (reciclável) e/ou o processo de fabrico (poupança de energia, reciclagem de água) e/ou a distribuição logística (novos canais de venda ou venda direta ao consumidor), tornando-se mais fácil incluir a dimensão ambiental nas várias áreas de negócio que integram a cadeia alimentar;
- Destacar-se pelas suas propriedades organoléticas, nutricionais ou outras;
- Reprodutível para fabrico numa unidade de produção com base em especificações técnicas (ingredientes, processo de fabrico, preço de custo, investimento empresarial, entre outros);
- Estar de acordo com a legislação em vigor (processamento, aditivos e ingredientes, embalagem, rotulagem, normas de publicidade, segurança alimentar, entre outros);
- Relevância ao nível comercial (adequado para um mercado local e/ou nacional e/ou europeu; adaptação à procura dos consumidores; plano de marketing; embalagem; logística; entre outros);
- Mostrar uma coerência global face aos critérios acima referidos.
A informação que disponibilizo em candidatura está protegida?
Todos os indivíduos e entidades envolvidos no Prémio ECOTROPHELIA, incluindo a Organização, o Comité de Pré-seleção e o Júri Nacional, estão vinculados por sigilo mediante Acordo de Confidencialidade, e sujeitos ao princípio da imparcialidade.
Como é feita a avaliação e seleção das candidaturas de projetos eco-inovadores?
De acordo com os Artigo 6º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA 2020, após o encerramento da fase de candidaturas, o Comité de Pré-Seleção selecionará as 10 equipas finalistas que prosseguem para a Competição Nacional.
Posteriormente, de acordo com os Artigo 7º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA 2020, o Júri Nacional avalia os 10 projetos finalistas na Competição Nacional com o objetivo de selecionar os vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal (Ouro, Prata e Bronze) e atribuir os prémios correspondentes.
Cada membro do Júri Nacional classificará cada projeto de acordo com a tabela de avaliação disponível no Anexo 5 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020.
A classificação final de cada projeto é definida pela média de classificações atribuídas a cada projeto pelo Júri Nacional. As três classificações mais elevadas correspondem aos três projetos vencedores. A classificação mais elevada será atribuída ao projeto que melhor atinja os critérios definidos no Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA.
O que é o Comité de Pré-Seleção?
De acordo com o Artigo 6º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA 2020, o Comité de Pré-Seleção tem como função eleger as 10 equipas finalistas que prosseguem para a Competição Nacional.
O Comité de Pré-Seleção é constituído pela Organização, pela APCER, enquanto entidade independente que garante a isenção e a transparência da competição, pelo Embaixador do Prémio ECOTROPHELIA Portugal e pelo Júri Nacional – formado por figuras representativas do setor agroalimentar e especialistas em inovação alimentar, selecionados pela sua notoriedade, independência e competência.
Quando e onde decorre a competição nacional?
A Competição Nacional decorrerá na Casa do Vinho Verde, no Porto, em data a definir.
Quanto tempo tenho para apresentar o projeto ao Júri na competição nacional?
De acordo com o Artigo 7º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA 2020, cada equipa finalista dispõe de 25 minutos na presença do Júri Nacional na Competição Nacional, distribuídos da seguinte forma:
– 15 minutos para a apresentação oral do seu projeto, incluindo a degustação do produto por todos os membros do Júri Nacional durante a apresentação, sendo que a contagem de tempo inicia-se quando a equipa começa a apresentação oral;
– 10 minutos para esclarecimento de questões colocadas pelo Júri Nacional, sendo que este reserva-se o direito de colocar questões em inglês.
Como é atribuída a classificação?
Cada membro do Júri Nacional classificará cada projeto de acordo com a tabela de avaliação disponível no Anexo 5 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020.
A classificação atribuída é divulgada?
Não. De acordo com o Artigo 7º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA 2020, a classificação atribuída a cada equipa é confidencial e não será divulgada aos participantes.
Que prémios monetários são atribuídos na competição?
De acordo com o Artigo 8º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, são atribuídos três prémios monetários distribuídos pelos 3 lugares do pódio:
- ECOTROPHELIA Portugal Ouro: 2.000€
- ECOTROPHELIA Portugal Prata: 1.000€
- ECOTROPHELIA Portugal Bronze: 500€
Além dos prémios monetários, o Júri Nacional reserva-se o direito de atribuir, sem recurso, distinção especial a uma (ou mais equipas) cujo projeto apresente uma embalagem ou estratégia de comunicação ou apresentação oral particularmente original.
Como é efetuado o pagamento dos prémios monetários?
De acordo com o Artigo 8º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, os prémios monetários são atribuídos através de transferência bancária para cada estudante das equipas vencedoras, no montante equivalente à proporção de estudantes da Equipa e ao valor do prémio atribuído. O prémio é atribuído aos estudantes que, simultaneamente, constem na identificação da equipa e tenham assinado a Carta Pessoal de Compromisso.
Existem outros prémios além dos prémios monetários?
Sim, a Distinção Born from Knowledge – Bfk Awards atribuída pela Agência Nacional de Inovação.
De acordo com o Artigo 8º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, a Organização reserva-se o direito de atribuir prémios adicionais de qualquer índole aos vencedores através de parcerias estabelecidas com o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020.
O que é a distinção Born From Knowledge?
A distinção Born from Knowledge – BfK Awards visa premiar a produção de conhecimento e inovação em Portugal, reconhecendo os melhores projetos “nascidos do conhecimento”. A distinção é atribuída a um dos finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, e rege-se pelos seguintes critérios de avaliação:
a) Base científica e/ou tecnológica, isto é, sustentada no conhecimento e/ou em atividades de I&D;
b) Grau de inovação;
c) Relevância e grau de colaboração com outras entidades;
d) Valorização da Propriedade Intelectual;
e) Impacto na sociedade, nomeadamente em termos económicos, sociais, ambientais ou culturais.
A atribuição da distinção Born from Knowledge – BfK Awards é da inteira e exclusiva responsabilidade da Agência Nacional de Inovação (ANI).
A ANI poderá deliberar a não atribuição desta distinção, caso considere que nenhuma das candidaturas satisfaz os requisitos mínimos de qualidade para efeitos da atribuição desta distinção.
O projeto distinguido receberá a escultura “Árvore do Conhecimento”, terá a possibilidade de usufruir de um processo de acompanhamento pela ANI ao longo de 12 meses e de participar na Feira SIAL Paris, com o apoio da ANI nas despesas de avião e alojamento.
A minha equipa pode ser constituída por alunos de outras instituições de ensino superior e/ou de outros cursos?
Sim. De acordo com o Artigo 2º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, são elegíveis estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura ou mestrado ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, independentemente da sua instituição de ensino ou do curso que frequentam.
A minha equipa pode ter alunos ERASMUS?
Sim. De acordo com o Artigo 2º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020, são elegíveis estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura e mestrado ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, independentemente de serem alunos ERASMUS ou não. Não obstante, a equipa deverá ser maioritariamente constituída por estudantes de nacionalidade portuguesa.
Posso desenvolver o projeto com o apoio de um professor?
Sim. Os projetos podem ser desenvolvidos com o apoio de professores e/ou investigadores.
Posso estabelecer parcerias com empresas no desenvolvimento do meu produto?
Sim. Os projetos podem ser desenvolvidos com o apoio de empresas, laboratórios e/ou centros tecnológicos. Não obstante, esse apoio deve ser declarado em candidatura.
Como posso preparar uma boa fotografia do meu produto?
A Tasting Design ajuda-te a melhorar as fotos ao teu produto, com algumas dicas rápidas:
1 – Escolher um local com uma boa iluminação, mas não com luz direta do sol para garantir sombras suaves;
2- Encostar uma mesa a uma parede de forma a que a luz incida de lado no objeto;
3- Criar um fundo infinito com uma cartolina, por exemplo. Colar parte da cartolina na mesa e outra na parede, criando um fundo curvo e sem vincos, garantindo que na imagem apenas se vê a cartolina;
4- Posicionar a câmara em frente ao objeto numa posição estática e segura;
5 – Shoot! Manter a câmara na mesma posição e alterar apenas o objeto para obter várias vistas.
Quando e onde decorre a final europeia da competição?
A final europeia decorrerá entre 18 e 22 de outubro de 2020, na feira SIAL Paris.
Onde posso encontrar mais informação sobre o Prémio ECOTROPHELIA?
O Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020 contém toda a informação necessária ao desenvolvimento da tua candidatura.
Também podes consultar o Manual de Apoio à Candidatura, que inclui informação detalhada sobre todas as etapas da candidatura.
Se tens alguma dúvida e não encontras resposta nas Frequently Asked Questions, estamos disponíveis para te ajudar através de ecotrophelia@portugalfoods.org.