O júri do prémio Ecotrophelia Portugal 2017 é composto por figuras-chave do setor agroalimentar nacional e inclui representantes da Indústria, Governo, Media e profissionais ou investigadores da área. O júri avaliará cada participação com base em 7 critérios fundamentais:
- a dimensão de inovação;
- a eco-inovação;
- as qualidades organoléticas e nutricionais;
- o cumprimento dos regulamentos em vigor;
- a reprodutibilidade a nível industrial;
- a relevância do produto a nível comercial;
- e a capacidade de comercialização na distribuição /retalho.
Conheça o júri:
Vergílio Folhadela
Vergílio Folhadela liderou múltiplas empresas e projetos ao longo da sua carreira.
Foi responsável por vários setores do Grupo RAR, designadamente presidente do Conselho de Administração da Imperial, da Nutriger, da RAR Ambiente e da COLEP. Desde 1984 até 2009, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding), SA, sendo atualmente administrador da SIEL – SGPS, SA, a acionista única da RAR Holding, da qual é consultor.
Atua também como consultor na área de estratégia de negócio e em projetos de fusões e aquisições e é embaixador, em Portugal, da ONG sueca “The Natural Step”.
No campo do associativismo empresarial, foi vice-presidente da Associação Industrial Portuense (atual AEP), vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa e presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto, desempenhou a vice-presidência europeia da AICO – Associação Ibero Americana de Câmaras de Comércio e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação. Também fez parte dos corpos sociais da Associação Industrial Portuguesa, do Conselho Empresarial do Norte e da Câmara de Comércio Luso-Britânica.
Foi vice-presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves e presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. Pertenceu ainda ao conselho consultivo da Fundação da Juventude, ao patronato da Fundação Rei Afonso Henriques e ao conselho de administração da Fundação AEP.
Licenciado em Engenharia Químico Industrial pela Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Engenharia foi docente convidado, teve oportunidade de, entre muitas outras, frequentar ações de formação da Stanford University e da London Business School.
Manteve sempre ligação com o meio académico, tendo exercido a Presidência do Conselho de Administração da AESBUC – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e participado em comissões que estudaram a reforma do ensino de engenharia e a aproximação da universidade às empresas.
Ana Soeiro
Directora Executiva da QUALIFICA/oriGIn Portugal desde 7 de Junho de 2015, tendo a
responsabilidade de conduzir os trabalhos técnicos, promover os produtos tradicionais,
apoiar tecnicamente os membros, preparar e propor para adopção Critérios para Qualificação
de Produtos, Produtores, Explorações, Estabelecimentos comerciais, Feiras, etc., organizar e
dirigir 22 Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais, 1 Concurso Internacional – Great
Taste Award, Concurso “Sabores quase esquecidos/Sabores quase perdidos” e integrar os
júris de diversos concursos locais de produtos tradicionais. Compete-lhe ainda acompanhar a
evolução nacional e internacional do sector, preparar propostas de oposição a registos de
denominações e de marcas que colidam com os interesses dos membros, apoiar a elaboração
de Cadernos de Especificações ou de alterações, preparar Planos de Controlo, apoiar a
apresentação de queixas contra usurpações e contrafacções. Elaborou, ainda, propostas de
portarias tendentes a instituir: o processo nacional de reconhecimento de DOs e de IGs e de
tramitação de eventuais futuras ETGs, bem como das alterações dos respectivos Cadernos de
Especificações e de anulação de reconhecimentos; e de delegação de competências de
controlo oficial em Organismos de Controlo e aprovação dos planos de controlo relativos a
cada DO/DOP, IG/IGP e ETG.
Entre Janeiro de 2009 e Junho de 2015 foi Secretária Geral da QUALIFICA. Até Fevereiro
de 2007 foi responsável pelo sistema de qualificação dos produtos tradicionais portugueses
em Portugal e junto da Comissão Europeia, tendo sido Presidente dos Grupos de Trabalho
do Conselho sobre os Regulamentos “QUALIDADE”.
Desde Setembro de 2007 é Consultora de Autarquias e Agrupamentos de Produtores na
recuperação e valorização dos seus produtos e produções tradicionais.
É Perita Senior de organizações europeias e mundiais (Comissão Europeia, Organização
Europeia das Patentes e Organização Mundial de Propriedade Industrial) para as áreas da
Qualidade e da Propriedade Intelectual ligadas aos produtos e aos saberes tradicionais, com
missões em cerca de 28 países (Europa, Ásia, África e América do Sul). É coordenadora e
ou formadora nos cursos europeus sobre controlo oficial em produtos com DOP/IGP e
ETGs.
É Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn e integra os Grupos de
Trabalho Europa e IGs para produtos não alimentares, acompanhando os trabalhos e
negociações internacionais ao nível do “oriGIn”.
Autora e ou responsável técnica de diversas publicações nacionais e estrangeiras sobre
qualificação de produtos tradicionais, incluindo critérios para qualificação e Guia dos
Produtos Tradicionais Portugueses bem como dos sítios, do blog e de diversas páginas do
Facebook sobre os Produtos Tradicionais e a Qualifica/ oriGIn Portugal.
Carlos Coelho
Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, ao longo de 32 anos, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios, Sumol, TAP Portugal, Sata, Leya, Sonae, Delta, Fidelidade, Sogrape, Portugal Sou Eu, entre muitas outras.
É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica – ivity Brand Types.
É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro ”Portugal Genial’’. É co-autor do livro “Brand Taboos” e tem participado com ensaios em diversos livros tais como: “Gestão sustentada”, “Portugal Vale a Pena”, “TAP, a imagem de um povo.” É professor, colunista, comentador de televisão , foi autor e apresentador do programa de TV Imagi-Nação e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias.
Como conferencista proferiu nos últimos cinco anos mais de 200 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos Países.
Entre outros prémios, foi distinguido como “Personalidade de Marketing do Ano 2005” pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, distinguido pela sua carreira pelo IADE Creative University e personalidade de marketing do ano de 2011 pelo IPAM.
É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 200 prémios entre os quais a eleição por 14 vezes como Empresa do ano, o prémio para o melhor projecto de Branding com a marca LEYA e o Leão de ouro em Cannes vendo reconhecido o projecto de marca da Sonae como o melhor do mundo. É fundador do World Bank of Creativity, integra o advisory board e o concelho estratégico de diversas empresas e organizações e é membro da Academia Portuguesa de Gastronomia.
É fundador e presidente da direcção da Associação Portugal Genial, uma instituição que apoia actividades criativas que contribuam para a economia e que estejam alinhados com os recursos endógenos.
Helena Real
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Secretária-Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição desde 2015.
Coordenadora Editorial da Revista Nutrícias entre 2008 e 2015.
Docente convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.
Co-Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu, desde 2016.
Hélio Loureiro
Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Gastrónomo e investigador da arte da cozinha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de mais de vinte livros de gastronomia, apresentador de programas de televisão, “Gostos e Sabores” universo RTP, durante sete anos, cronista em diversas publicações, tem vindo a ser convidado para integrar o júri de concursos internacionais e nacionais.
Chefe executivo no Sheraton do Porto, Porto Palacio Hotel, inaugurou o Hotel Quinta do Lago (orient express), trabalhou Le Meriden Porto, Sheraton de Bruxelas, Shraton de Luxemburgo, Les Champs (duas estrelas Michelin) , Meridien étoile Paris, Yamato (passaporte para o Japão), Sheraton La Joya San Diego, entre outras unidades.
Depois de três anos como chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto, foi convidado para a Seleção Portuguesa de Futebol em 1996. Em 2003, foi eleito Chefe do Ano pela Academia Gastronómica Portuguesa. Foi distinguido pelo Estado Português com o grau de Oficial da Ordem de Mérito, pelo Dr. Jorge Sampaio, recebeu o Diploma de Honra e medalha de ouro da ARHESP, o Diploma de Honra e medalha e mérito da Comissão dos Vinhos Verdes, feito Infanção da Confraria do Vinho do Porto, trinta e duas vezes confrade e fundador de confrarias enófilas e gastronómicas nacionais e estrangeiras. Foi homenageado pela sua cidade natal, o Porto, com a Medalha de Honra e Mérito, distinção que juntou à de Cavaleiro da Real Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa, atribuída por S. A. R. Dom Duarte de Bragança, chefe da casa real portuguesa que já o havido distinguido com a comendador da Ordem de São Miguel da Ala a mais antiga Ordem honorifica Portuguesa.
Chefe Executivo dos Hotéis Douro Palace e Douro Royal Valley do Grupo Jase, consultor na Gertal e Cerger, Continente e Sonae Distribuição, destaca-se pela sua forte atividade literária, dando conferências sobre gastronomia e desenvolvendo projetos na área da saúde, nutrição e equilíbrio ecológico, atualmente com um programa na RTP 1 “Nutriciência” onde dá a conhecer o valor da gastronomia portuguesa em equilíbrio com a nutrição acompanhado com a Doutora Patrícia Padrão da Universidade do Porto.
Sónia Meireles
Sónia Meireles é atualmente Coordenadora da Unidade de Projetos de Inovação e Empreendedorismo da Agência Nacional de Inovação (ANI) e tem vários anos de experiência na gestão de projetos universidade-empresa de investigação & desenvolvimento, desenvolvimento de novos produtos, sistemas de gestão integrados e gestão da inovação.
Iniciou a sua carreira numa empresa portuguesa do setor alimentar e na Direção-Geral da Saúde e da Defesa do Consumidor da Comissão Europeia, em Bruxelas. Posteriormente, trabalhou numa empresa multinacional norte americana, como responsável pela análise da aceitabilidade e colocação de produtos alimentares no mercado europeu. Exerceu depois, durante 12 anos, diversas funções nas áreas de gestão da qualidade, desenvolvimento de novos produtos e inovação na maior empresa de bebidas de Portugal.
É licenciada em Engenharia Alimentar (1997) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e tem um Master of Business Administration (MBA) pela mesma universidade (2003).
Paula Bico
Ana Paula Bico é Diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação (DSNA) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Em matéria de alimentação e nutrição é a DSNA que tem as competências de regulamentação e controlo alimentar, nomeadamente dos suplementos alimentares, da informação ao consumidor incluindo alegações nutricionais e de saúde e da alimentação especial. É Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1994) e licenciada em Engenharia Agro-industrial (1988).
Pedro Pires
Pedro Pires é Managing Partner da Loyal Advisory, consultora de gestão com uma abordagem stakeholder centric à Inovação, Sustentabilidade, Reputação, Marketing e Comunicação. Empreendedor e Consultor, concentra grande parte da sua energia na promoção da conexão das Organizações com as suas Partes Interessadas numa perspetiva de vinculação direta a negócio e do negócio a propósito social. A Loyal Advisory é associada do Business Council for Sustainable Development Portugal.
Rui Costa Lima
Rui Costa Lima é atualmente CEO e sócio fundador da Sense Test – Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, desenvolvendo há 20 anos atividade neste setor. Mantém participação regular em congressos e seminários nacionais e internacionais, bem como nos organismos reguladores como a Comissão Técnica 114 do IPQ e a ASTM. Desenvolveu atividade de investigação na Escola Superior de Biotecnologia em métodos instrumentais de análise, onde mantem atividade regular como docente convidado. Como especialista na área de Análise Sensorial é regularmente convidado para participar como docente em pós-graduações da Universidade Católica, Universidade do Porto e Universidade Aberta. É membro do conselho diretivo do programa de doutoramento Sanfeed coordenado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (UP).
É responsável pela participação empresarial da Sense Test em vários projetos, nomeadamente no “QuaLaty”, “Infusão Premium”, “NOVELTEC” e “Mudanças na rota da Castanha-da-Amazônia no Arco Norte da Amazônia” (Brasil).
Mantem atividade científica aplicada na Sense Test com mais de 20 publicações em artigos, atas e resumos em congressos internacionais e comunicações sob a forma de painel.