close

Frequently Asked Questions

O que é o Prémio ECOTROPHELIA?

O Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador (alimento ou bebida). Tem como ambição promover a inovação, a competitividade e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor agroalimentar a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.

Onde surgiu o Prémio ECOTROPHELIA?

Fundado em 2000, em França, o Prémio ECOTROPHELIA ganhou dimensão europeia em 2008, assumindo o formato de “Champions League da inovação alimentar”. Desde então, já promoveu internacionalmente mais de 115 competições nacionais, mobilizando mais de 500 universidades e mais de 4000 estudantes, contabilizando assim 860 produtos alimentares desenvolvidos e mais de 2000 empresas associadas. Como resultado desta iniciativa, mais de 100 produtos foram industrializados ou comercializados.

Quem pode candidatar-se ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?

Conforme o Artigo 2.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal são elegíveis equipas de 2 a 6 estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura e mestrado ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, sem limite de idade. À data da competição nacional os estudantes candidatos devem permanecer matriculados num estabelecimento de ensino superior, fazendo prova disso.

Existe limite de idade para participar no Prémio ECOTROPHELIA?

Não existe limitação de idade para concorrer ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

Onde posso candidatar-me ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?

A candidatura ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal é efetuada no formulário de candidaturaatravés da criação de conta de utilizador da equipa.

A criação da conta de utilizador deve ser efetuada pelo Líder de Equipa. Após criares a tua conta vais receber um email para ativar o teu registo.

O que preciso para me candidatar ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?

Reúne a tua equipa e desenvolve um produto alimentar inovador e sustentável (alimento ou bebida), segundo o Artigo 5.º e Anexo 3 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

Que informação e documentos necessito para a minha candidatura?

De acordo com o Artigo 3.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, para que a candidatura seja considerada elegível deve conter os seguintes itens:

    • Nome da Equipa;
    • Identificação do Líder de Equipa, do(s) elemento(s) fluente(s) em Inglês e dos restantes elementos da Equipa;
    • Comprovativos de matrícula referentes ao segundo semestre curricular do Ensino Superior de todos os elementos da Equipa;
    • Curriculum Vitae de todos os elementos da Equipa;
    • Documento individual de “Informação e consentimento para tratamento de dados pessoais”, de acordo com o Regulamento n.º 279/2016 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016 — Regulamento Geral de Proteção de Dados (“RGPD”);
    • Carta coletiva de compromisso, preenchida e assinada; 
    • Breve descrição do produto, em português e em inglês, até um máximo de 100 caracteres cada (incluindo espaços);
    • Apresentação escrita do projeto em linguagem comercial, em português e em inglês, até um máximo de 1500 caracteres (incluindo espaços);
    • Dossier de apresentação do projeto, com um máximo de 20 páginas de tamanho A4 (fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento 1.15), escrito em português ou inglês. Pode ainda conter até um máximo de 10 páginas de anexos, de tamanho A4;
    • Seis fotografias em formato de alta resolução (máximo 24 MB): duas do produto, duas da embalagem e ainda duas fotografias onde seja visível, simultaneamente, o produto e a embalagem;
    •  Descrição dos aspetos eco-inovadores do produto, a preencher no formulário de candidatura.

Como devo enviar as amostras do produto?

De acordo com o Artigo 3.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, as amostras do produto devem ser enviadas em número que garanta a degustação do mesmo por 8 elementos do Comité de Pré-seleção.
Devem ser rececionadas pela Organização até 04 de junho e estar claramente identificadas com o nome da equipa, o nome do produto e as condições de armazenamento.

O que é o Dossier de apresentação do projeto?

Dossier de apresentação do projeto é um documento limitado a um máximo de 20 páginas A4 (fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento 1.15) e um máximo de 10 páginas A4 de anexos, escrito em português ou inglês, onde devem ser abordadas todas as características do projeto:

– Originalidade, criatividade e aspetos inovadores do produto;
– Plano de Marketing;
– Estudo técnico: processo de formulação e diagrama de produção;
– Estudo tecnológico: simulação da produção à escala industrial;
– Estudo regulamentar (legislação em vigor);
– Desenvolvimento dos aspetos sustentáveis;
– Estudo financeiro: simulação a 3 anos;
– Consistência do projeto de modo geral.

Para mais informação deves consultar o Artigo 5.º e o Anexo 3 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

A capa do Dossier de apresentação do projeto é contabilizada no número de páginas?

Sim. O Dossier de apresentação do projeto deve ter até um máximo de 20 páginas de tamanho A4 e até 10 páginas de anexos, de tamanho A4, independentemente do conteúdo de cada página.

Em que idioma devo submeter a candidatura ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal?

Conforme os artigos 3.º e 4.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, a candidatura pode ser submetida em português ou em inglês, à exceção da “Breve descrição do produto” e da “Apresentação escrita do projeto em linguagem comercial”, que devem ser submetidas em ambos os idiomas.

O que devo ter em consideração no desenvolvimento do meu produto?

Segundo o Artigo 5.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, o produto submetido em candidatura pela equipa deve cumprir todas as especificações mencionadas abaixo:

  • Próprio para consumo humano e destinado aos consumidores;
  • Comercializável na distribuição/retalho ou no canal HORECA/foodservice (hotéis, restaurantes e catering);
  • Inovador em um ou vários aspetos em relação aos produtos alimentares já existentes no mercado. Esta inovação pode centrar-se no conceito e/ou tecnologia e/ou receita e/ou embalagem e/ou consumo, entre outros;
  • Ter em conta a eco-inovação, que pode envolver os ingredientes básicos (origem – biológica ou com baixa pegada de carbono) e/ou a embalagem (reciclável) e/ou o processo de fabrico (poupança de energia, reciclagem de água) e/ou a distribuição logística (novos canais de venda ou venda direta ao consumidor), tornando-se mais fácil incluir a dimensão ambiental nas várias áreas de negócio que integram a cadeia alimentar;
  • Destacar-se pelas suas propriedades organoléticasnutricionais ou outras;
  • Reprodutível para fabrico numa unidade de produção com base em especificações técnicas (ingredientes, processo de fabrico, preço de custo, investimento empresarial, entre outros);
  • Estar de acordo com a legislação em vigor (processamento, aditivos e ingredientes, embalagem, rotulagem, normas de publicidade, segurança alimentar, entre outros);
  • Relevância ao nível comercial (adequado para um mercado local e/ou nacional e/ou europeu; adaptação à procura dos consumidores; plano de marketing; embalagem; logística; entre outros);
  • Mostrar uma coerência global face aos critérios acima referidos.

A informação que disponibilizo em candidatura está protegida?

Todos os indivíduos e entidades envolvidos no Prémio ECOTROPHELIA, incluindo a Organização, o Comité de Pré-seleção e o Júri Nacional, estão vinculados por sigilo mediante Acordo de Confidencialidade, e sujeitos ao princípio da imparcialidade.

Como é feita a avaliação e seleção das candidaturas de projetos eco-inovadores?

Conforme o Artigo 6.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA, após o encerramento da fase de candidaturas, o Comité de Pré-Seleção selecionará as equipas finalistas que prosseguem para a Competição Nacional.

Posteriormente, segundo o Artigo 7.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA, o Júri Nacional avalia os projetos finalistas na Competição Nacional para selecionar os vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal (Ouro, Prata e Bronze) e atribuir os prémios correspondentes.

Cada membro do Júri Nacional classificará cada projeto consoante a tabela de avaliação disponível no Anexo 5 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

classificação final de cada projeto é definida pela média de classificações atribuídas a cada projeto pelo Júri Nacional. As três classificações mais elevadas correspondem aos três projetos vencedores. A classificação mais elevada será atribuída ao projeto que melhor atinja os critérios definidos no Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA.

O que é o Comité de Pré-Seleção?

Segundo o Artigo 6.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA, o Comité de Pré-Seleção tem como função eleger as equipas finalistas que prosseguem para a Competição Nacional.

O Comité de Pré-Seleção é constituído pela Organização, pela APCER, enquanto entidade independente que garante a isenção e a transparência da competição e por figuras representativas do setor agroalimentar e especialistas em inovação alimentar, selecionados pela sua notoriedade, independência e competência.

Quando e onde decorre a competição nacional?

A Competição Nacional decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 12 de julho de 2023.

Quanto tempo tenho para apresentar o projeto ao Júri na competição nacional?

Conforme o Artigo 7.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA, cada equipa finalista dispõe de 20 minutos na presença do Júri Nacional na Competição Nacional, distribuídos da seguinte forma:

— 10 minutos para a apresentação oral do seu projeto, incluindo a degustação do produto por todos os membros do Júri Nacional durante a apresentação, sendo que a contagem de tempo inicia-se quando a equipa começa a apresentação;

— 10 minutos para esclarecimento de questões colocadas pelo Júri Nacional, sendo que este reserva-se o direito de colocar questões em inglês.

Como é atribuída a classificação?

Cada membro do Júri Nacional classificará cada projeto consoante a tabela de avaliação disponível no Anexo 5 do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

A classificação atribuída é divulgada?

Não. Segundo o Artigo 7.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA, a classificação atribuída a cada equipa é confidencial e não será divulgada aos participantes.

Que prémios monetários são atribuídos na competição?

Conforme o Artigo 8.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, são atribuídos três prémios monetários distribuídos pelos 3 lugares do pódio:

  • ECOTROPHELIA Portugal Ouro: 2.000€
  • ECOTROPHELIA Portugal Prata: 1.000€
  • ECOTROPHELIA Portugal Bronze: 500€

Além dos prémios monetários, o Júri Nacional reserva-se o direito de atribuir, sem recurso, distinção especial a uma (ou mais equipas) cujo projeto apresente uma embalagem ou estratégia de comunicação, ou apresentação oral particularmente original.

Como é efetuado o pagamento dos prémios monetários?

Segundo o Artigo 8.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, os prémios monetários são entregues por transferência bancária para cada estudante das equipas vencedoras, no montante equivalente à proporção de estudantes da Equipa e ao valor do prémio atribuído. O prémio é atribuído aos estudantes que, simultaneamente, constem na identificação da equipa e tenham assinado a Carta Coletiva de Compromisso.

Existem outros prémios além dos prémios monetários?

Sim, a Distinção Born from Knowledge – Bfk Awards atribuída pela Agência Nacional de Inovação.

De acordo com o Artigo 8.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, a Organização reserva-se o direito de atribuir prémios adicionais de qualquer índole aos vencedores através de parcerias estabelecidas com o Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

O que é a distinção Born From Knowledge?

A distinção Born from Knowledge – BfK Awards visa premiar a produção de conhecimento e inovação em Portugal, reconhecendo os melhores projetos “nascidos do conhecimento”. A distinção é atribuída a um dos finalistas do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023, e rege-se pelos seguintes critérios de avaliação:
a) Base científica e/ou tecnológica, isto é, sustentada no conhecimento e/ou em atividades de I&D;
b) Grau de inovação;
c) Relevância e grau de colaboração com outras entidades;
d) Valorização da Propriedade Intelectual;
e) Impacto na sociedade, nomeadamente em termos económicos, sociais, ambientais ou culturais.

A atribuição da distinção Born from Knowledge – BfK Awards é da inteira e exclusiva responsabilidade da Agência Nacional de Inovação (ANI).
A ANI poderá deliberar a não atribuição desta distinção, caso considere que nenhuma das candidaturas satisfaz os requisitos mínimos de qualidade para efeitos da atribuição desta distinção.

O projeto distinguido receberá a escultura “Árvore do Conhecimento”.

A minha equipa pode ser constituída por alunos de outras instituições de ensino superior e/ou de outros cursos?

Sim. Conforme o Artigo 2.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, são elegíveis estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura ou mestrado, ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, independentemente da sua instituição de ensino ou do curso que frequentam.

A minha equipa pode ter alunos ERASMUS?

Sim. Conforme o Artigo 2.º do Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, são elegíveis estudantes matriculados num estabelecimento de ensino português público ou privado, em cursos de licenciatura e mestrado ou pós-graduação, ou estudantes de escolas de negócios, independentemente de serem alunos ERASMUS ou não. Não obstante, a equipa deverá ser maioritariamente constituída por estudantes de nacionalidade portuguesa.

Posso desenvolver o projeto com o apoio de um professor?

Sim. Os projetos podem ser desenvolvidos com o apoio de professores e/ou investigadores.

Posso estabelecer parcerias com empresas no desenvolvimento do meu produto?

Sim. Os projetos podem ser desenvolvidos com o apoio de empresas, laboratórios e/ou centros tecnológicos. Não obstante, esse apoio deve ser declarado em candidatura.

Como posso preparar uma boa fotografia do meu produto?

A Tasting Design ajuda-te a melhorar as fotos ao teu produto, com algumas dicas rápidas:
1 – Escolher um local com uma boa iluminação, mas não com luz direta do sol para garantir sombras suaves;
2- Encostar uma mesa a uma parede para que a luz incida de lado no objeto;
3- Criar um fundo infinito com uma cartolina, por exemplo. Colar parte da cartolina na mesa e outra na parede, criando um fundo curvo e sem vincos, garantindo que na imagem apenas se vê a cartolina;
4- Posicionar a câmara em frente ao objeto numa posição estática e segura;
5 – Shoot! Manter a câmara na mesma posição e alterar apenas o objeto para obter várias vistas.

Quando e onde decorre a final europeia da competição?

A final europeia decorrerá entre os dias 19 a 23 de outubro de 2023, na feira SIAL, em Paris (França).

Onde posso encontrar mais informação sobre o Prémio ECOTROPHELIA?

A página Regulamento contém toda a informação necessária ao desenvolvimento da tua candidatura.

O que é o curso Inspire4ECOTROPHELIA?

O curso Inspire4ECOTROPHELIA é uma colaboração entre o EITFood e o ECOTROPHELIA Europe. Ao fazeres este curso terás a oportunidade de melhorar a tua proposta empresarial para os eventos de apresentação do Prémio. Além disso, as competências que irás desenvolver serão valiosas para a tua futura carreira.

Qual é a duração do curso Inspire4ECOTROPHELIA?

O curso tem a duração de 12h e pode ser feito ao teu ritmo.

Quais são os módulos do curso Inspire4ECOTROPHELIA?

O curso irá ajudar-te a saber mais sobre: criação de equipas e manutenção da dinâmica de equipa, sustentabilidade (eco-inovação), segmentação de mercado, negociação (compra e venda), finanças e propriedade intelectual.

No final do programa, terás de preparar um pequeno trabalho, que te irá permitir consolidar a proposta de negócio. Também vais receber feedback sobre a tua proposta e o certificado EIT Food Inspire4Ecotrophelia.

Todo o conteúdo foi concebido e desenvolvido por especialistas em empreendedorismo das principais universidades, incluindo a Universidade de Cambridge, o Technion – Instituto de Tecnologia de Israel e a Universidade de Aarhus, bem como por especialistas europeus do sector.

O curso Inspire4ECOTRPHELIA é obrigatório?

Não é obrigatório. Contudo, se venceres a competição nacional terás de realizar obrigatoriamente o curso para poderes participar na competição europeia até dia 25 de agosto.

Até quando posso concluir o curso Inspire4ECOTRPHELIA?

Terás até dia 10 de maio e 28 de junho para submeter o projeto de forma voluntária na plataforma do curso (Canvas). Após isto irás receber feedback por parte da equipa EIT Food sobre a tua proposta.

O curso deverá ser concluído até ao dia 25 de agosto. Caso não submetas o teu projeto até esta data não receberás o certificado EIT Food Inspire4Ecotrophelia.

Quem é detentor da propriedade intelectual (PI) do produto?

Deves debater a questão da propriedade intelectual com os membros da tua equipa, os teus professores ou tutores e a tua universidade. Em algumas instituições de ensino, os alunos são proprietários da PI do produto e a universidade não faz qualquer reivindicação sobre qualquer trabalho que possa ter sido desenvolvido como parte da atividade regular dos alunos. No caso de o produto ter sido desenvolvido em parceria com um grupo comercial, ou se fizer parte de uma equipa de desenvolvimento de PI conjunta, deverás esclarecer as responsabilidades de PI com a equipa ou a empresa.

Se tens alguma dúvida e não encontras resposta nas Frequently Asked Questions, estamos disponíveis para te ajudar através de ecotrophelia@portugalfoods.org.