O Júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2018 é constituído por personalidades com relevância no setor agroalimentar nacional e seus stakeholders. O Júri avaliará cada um dos 10 projetos finalistas de acordo com o Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2018.
Conhece o Júri:
Vergílio Folhadela
Vergílio Folhadela liderou múltiplas empresas e projetos ao longo da sua carreira, tendo sido responsável por vários setores do Grupo RAR, designadamente presidente do conselho de administração da Imperial, da Nutriger, da RAR Ambiente e da COLEP. Desde 1984 até 2009, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding), SA, sendo atualmente administrador da SIEL – SGPS, SA, a acionista única da RAR Holding, da qual é consultor. Atua também como consultor na área de estratégia de negócios e em projetos de fusões e aquisições e é, ainda, embaixador, em Portugal, da ONG sueca “The Natural Step”.
Foi presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto, vice-presidente da Associação Industrial Portuense (atual AEP) e vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa. Desempenhou a vice-presidência europeia da AICO – Associação Ibero Americana de Câmaras de Comércio e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação. Também fez parte dos corpos sociais da Associação Industrial Portuguesa, do Conselho Empresarial do Norte e da Câmara de Comércio Luso-Britânica.
Foi vice-presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves e presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. Pertenceu ao conselho consultivo da Fundação da Juventude e ao patronato da Fundação Rei Afonso Henriques.
É licenciado em Engenharia-Químico Industrial pela Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Engenharia foi docente convidado, e teve oportunidade de, entre muitas outras, frequentar ações de formação da Stanford University e da London Business School.
Manteve sempre ligação com o meio académico, tendo participado em comissões que estudaram a reforma do ensino de engenharia e a aproximação da universidade às empresas e também exercido a presidência do Conselho de Administração da AESBUC – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Ana Machado Silva
Ana Machado Silva é atualmente Gestora Sénior de Projetos na SONAE, focando a sua atuação em projetos colaborativos nas áreas de I&D e Inovação para diferentes negócios do Grupo.
O percurso prévio na SONAE incluiu a responsabilidade pela área de Inovação Aberta para o Retalho, promovendo a cooperação entre o Grupo e diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico, nacional e internacional, bem como do mundo do empreendedorismo nomeadamente nos domínios do retalho alimentar e desenvolvimento de produto.
É licenciada em Gestão pela Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM, e Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence pela Porto Business School, entidade na qual é docente nas áreas de Negócio Digital.
Bento Amaral
Após 14 anos à frente do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), assumiu em 2013 a Direção dos Serviços Técnicos e de Certificação do mesmo Instituto.
É professor de análise sensorial em pós-graduações de enologia e de marketing de vinhos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa desde 1999.
É membro do Júri, há quase duas décadas, em dezenas de edições de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos, tendo presidido algumas mesas desses Concursos.
Licenciou-se em Engenharia Alimentar, tendo durante o curso estagiado no Instituto de Enologia de Bordéus.
Entre as suas actividades contam-se ainda cursos e palestras sobre a prova de vinhos.
É convidado com regularidade por diferentes meios de comunicação social para comentar a atualidade vínica.
Chef Rui Paula
Rui Paula é natural do Porto, mas vem de uma família de raízes transmontanas.
Tem pilares e valores familiares transmitidos desde pequeno; inspirado pelo brio e a peculiaridade da avó, é “debaixo das suas saias” que descobre o seu talento para cozinhar. Começou a sua curiosidade por tudo o que envolvia uma cozinha, e decidido a fazer disso o seu trabalho, abre o seu primeiro restaurante.
Em 16 anos, absorve tudo o que pode e aliado ao seu sentido criativo, expande-se na cozinha da sua autoria, que virá a tornar-se um marco em Armamar onde em pleno coração vinhateiro, com uma paisagem única sobre o Douro, em 2007 surge o sucesso estrondoso (Degustar, Ousar, Comunicar): DOC.
Sem mostrar sinais de abrandar o seu entusiasmo, em 2010 surge o Palácio das Artes como o local que esperava para voltar ao Porto e dar o seu cunho à cidade com o restaurante: DOP (Degustar, Ousar no Porto), esgotado por meses, o restaurante conquista a cidade e o chef a admiração dos seus clientes com inovações na cozinha e novas ideias que o projetaram para outros convites e parcerias.
Em Outubro de 2013 avança com um restaurante no Recife, situado no luxuoso Shopping Riomar, numa parceria com o empresário João Carlos Pais Mendonça, presidente e fundador do Grupo JCPM. Em 2011 aceita ser chef executivo pelo Hotel Vidago Palace, que tem conquistado a honrosa distinção de “Melhor Hotel de Luxo” pelos turistas da Trip Advisor no Traveller’s Choice desde 2013. Trabalho que termina em 2016 para dedicar-se na criatividade do seu sonho, a atribuída estrela Michelin no seu mais novo projeto a Casa de chá da Boa Nova.
Único investidor dos seus próprios projectos, escolhe-os com a intuição que sempre o guiou, isso e o seu núcleo familiar. Rui Paula conta agora com uma equipa de 70 colaboradores, muitos dos quais o acompanham há muitos anos, assegurando o duro processo diário das suas cozinhas. A escolha dos produtos é sujeita ao maior controlo e exigência. O primeiro critério de escolha é a qualidade, não a sua proveniência, dando referências aos produtos regionais amigos do ambiente e colhidos na sua época, respeitando os ciclos da natureza. Independentemente das combinações que se façam ou dos equipamentos que se utilizem, o importante é preservar o sabor genuíno do produto.
Rui Paula é assiduamente convidado como orador em diversas associações e Universidades Portuguesas com o objectivo de sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar as raízes gastronómicas e a identidade portuguesa, destacando a riqueza de recursos que os chefs portugueses têm.
É um entusiasta movido pela sua paixão, esforço de muito trabalho e, acima de tudo, capacidade empreendedora, ousadia para correr riscos, acreditar que o sucesso é possível, ser positivo. O seu percurso é o exemplo disso. Rui Paula fala ainda de motivação e liderança, factores indispensáveis para manter as equipas empenhadas, produtivas e empreendedoras. Ainda assim, a simplicidade e o sentido de humor são os traços mais evidentes da sua personalidade.
Poderá vê-lo no programa Masterchef em Portugal, onde é jurado desde da primeira edição.
Hugo Ramos
Hugo Ramos é atualmente gestor executivo da Venture Catalysts, empresa de que é sócio fundador, apoiando investigadores e empreendedores a construir negócios tendo por base tecnologias inovadoras. No âmbito da Venture Catalysts foi co-fundador das startups Abyssal (software para Oil&Gas) e Immunethep (biotecnológica da área farmacêutica).
Entre 2015 e 2017 foi responsável pela área de Capital e Quase-Capital da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), o Banco Promocional Português, onde esteve no desenvolvimento, lançamento e gestão das linhas de co-financiamento de Capital de Risco e Business Angels num montante global superior a 160 milhões de euros.
A sua experiência anterior foi na Change Partners (2010-2015), uma Sociedade de Capital de Risco independente em Portugal, onde analisou planos de negócios e oportunidades de investimento em startups de base tecnológica e acompanhou a gestão de participadas. Foi gestor nas empresas Fluidinova (nanomateriais) e na 5ensesinfood (tecnologia alimentar).
Iniciou a sua carreira na indústria química/petroquímica, na CUF – Químicos Industriais, onde ao longo de 9 anos teve responsabilidades nas áreas de engenharia de processo, qualidade, ambiente e segurança e metodologias de melhoria contínua, nomeadamente Six-Sigma.
É Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, 2000) e tem um MBA Internacional em Gestão pela Porto Business School (2010), tendo participado no programa COHiTEC.
Lorenzo Pastrana
Prof. Lorenzo Pastrana has a PhD in Pharmacy (1991) by the University of Santiago (Spain). He was postdoctoral fellow (1992-1993) in the Centre de Transfert en Microbiologie et Biotechnologie–INSA at Toulouse (France). In 1991 he joint the University of Vigo (UVIGO) in Spain as Assistant Lecturer in Biochemistry. Since 2010 is Professor of Food Science at UVIGO where he was the Director of the Centre of Research transference and Innovation (CITI) and Head of Knowledge Transfer Office (2009-2010). He founded the Galician Agri-Food Technology Platform (2006) join academic institutions and companies paving the clustering of the sector. His research is marked oriented with a multidisciplinary approach integrating methods and concepts of the biotechnology, nanotechnology and mathematical modelling. Currently he is working in the production of nanostructures (particles, tubes) with food grade polymers for controlled or mucoadhesive release of bioactives in food packaging/processing applications. He is author of 4 licenced patents relating the development of new food products and process. He was the PI of more than 30 National and European research projects and contracts arising funds around 2000K€ in the last ten years. In September 2015 he joints the INL as Head of the Department of Life Sciences.
Selected publications
- Ramos, O. L., Pereira, R. N., Martins, A., Rodrigues, R., Fuciños, C., Teixeira, J. A., … Vicente, A. A. (2015). Design of Whey Protein Nanostructures for Incorporation and Release of Nutraceutical Compounds in Food. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 0. https://doi.org/10.1080/10408398.2014.993749
- Fuciños, C., Míguez, M., Cerqueira, M., Costa, M., Vicente, A., Rúa, M., & Pastrana, L. (2015). Functional Characterisation and Antimicrobial Efficiency Assessment of Smart Nanohydrogels Containing Natamycin Incorporated into Polysaccharide-Based Films. Food and Bioprocess Technology, 8(7), 1430–1441. https://doi.org/10.1007/s11947-015-1506-z
- Cerqueira, M. a., Costa, M. J., Fuciños, C., Pastrana, L. M., & Vicente, A. a. (2014). Development of Active and Nanotechnology-based Smart Edible Packaging Systems: Physical-chemical Characterization. Food and Bioprocess Technology, 7(5), 1472–1482. https://doi.org/10.1007/s11947-013-1117-5
- Fuciños, P., González, R., Atanes, E., Sestelo, A. B. F., Pérez-Guerra, N., Pastrana, L., & Rúa, M. L. (2012). Lipases and esterases from extremophiles: overview and case example of the production and purification of an esterase from Thermus thermophilus HB27. Methods in Molecular Biology (Clifton, N.J.), 861, 239–66. https://doi.org/10.1007/978-1-61779-600-5_15
Mariana Barbosa
Nutricionista [cédula profissional 1401N], licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2011.
Desde 2012 exerce funções de Assessora Técnica na Associação Portuguesa de Nutrição.
O seu trabalho centra-se na área da nutrição comunitária, através do desenvolvimento de projetos para a comunidade em geral e para profissionais de saúde, bem como a realização de artigos e documentos técnicos sobre nutrição e alimentação. Exerce ainda funções de gestora da formação profissional e coordenadora pedagógica.
Marta Borges
Marta Borges, licenciada em Engenharia Agrícola e doutorada em Química, é Chefe de Divisão de Alimentação Humana (DAH) da Direção de Serviços de Nutrição e Alimentação (DSNA) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. A Divisão é responsável pela regulamentação em matéria de Suplementos Alimentares, Novos Alimentos, Alimentação Especial, Contaminantes Agrícolas, Ambientais/Industriais e de processamento, Informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, Aditivos, Aromas e Enzimas alimentares e Materiais e objetos em contactos com os alimentos. Sobre estas matérias a divisão assegura o controlo oficial do cumprimento dos requisitos legais e também o apoio ao setor. É perita nacional nos grupos de trabalho da DG SANTÉ (Comissão Europeia) relativos a Aditivos, aromas e enzimas alimentares. Atualmente colabora o Instituto Superior de Agronomia, sendo orientadora de teses do Mestrado em Engenharia Alimentar.
Rui Sousa
- CEO da Market Access desde 2013;
- Gestão de recursos e operações;
- Coordenação das equipas de implementação de projectos de internacionalização em diversos mercados;
- Gestão da rede internacional da Market Access;
- Definição de estratégias de internacionalização para diversos mercados;
- Gestão da qualidade nos projectos implementados pela Market Access;
- Licenciatura em Engenharia Mecânica, opção de Gestão (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto);
- Foi Administrador e Director Geral Adjunto de empresa de componentes para automóveis;
- Foi Diretor da qualidade, responsável pelos projectos de certificação (ISO 9001, ISOTS 16949 e IRIS);
- Foi responsável pela implementação de unidades industriais em Marrocos, Espanha, França e Alemanha.
Sónia Meireles
Sónia Meireles é atualmente Coordenadora da Unidade de Projetos de Inovação e Empreendedorismo da Agência Nacional de Inovação (ANI) e tem vários anos de experiência na gestão de projetos universidade-empresa de investigação & desenvolvimento, desenvolvimento de novos produtos, sistemas de gestão integrados e gestão da inovação.
Iniciou a sua carreira numa empresa portuguesa do setor alimentar e na Direção-Geral da Saúde e da Defesa do Consumidor da Comissão Europeia, em Bruxelas. Posteriormente, trabalhou numa empresa multinacional norte americana, como responsável pela análise da aceitabilidade e colocação de produtos alimentares no mercado europeu. Exerceu depois, durante 12 anos, diversas funções nas áreas de gestão da qualidade, desenvolvimento de novos produtos e inovação na maior empresa de bebidas de Portugal.
É licenciada em Engenharia Alimentar (1997) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e tem um Master of Business Administration (MBA) pela mesma universidade (2003).
Tiago Brandão
Director de Projecto e Novos Negócios Cervejeiros no Super Bock Group, desde Dezembro 2017. Acumula com a Presidência da European Brewery Convention, nomeado pela The Brewers of Europe, desde 2016.
Tem um percurso profissional de mais de 17 anos, quase todo ligado à maior empresa de bebidas nacional:
- Actual Director de Projectos de Novos Negócios Cervejeiros do Super Bock Group, SA
- Diretor de Pessoas no Super Bock Group (ex-Unicer), entre 2014 e 2017;
- Entre 2010 e 2013, desempenhou funções de Direcção nas áreas de Investigação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação.
- Entre 2006 e 2014, acumulou funções como Administrador Delegado na Maltibérica SA.
- Entrou na empresa em 2001, tendo evoluído profissionalmente nas áreas de Produção e Qualidade e obtido o grau de Brewmaster e Brewing Engineering pela Scandinavian School of Brewing, em Copenhaga.
Antes, passou um ano pela Indústria Farmacêutica, na Novartis-Pharma, em Basileia/Suíça, no âmbito do seu trabalho de investigação para obtenção do grau de MSc Biotechnology, obtido pela Universidade de Leicester.
Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, desde 1998.
Casado, pai de duas filhas, tem 43 anos e vive no Porto.
ACTIVIDADES RELEVANTES DE CARÁCTER TÉCNICO-CIENTÍFICO
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Como responsável pela equipa de Desenvolvimento de Novos produtos da Unicer Bebidas, SA, liderei o portefólio de projectos de investigação e desenvolvimento de produtos novos ou melhorados da empresa. Esta responsabilidade envolveu a coordenação das actividades de 3 Gestores de Projecto de I&D, entre a fase de briefing de Concepção e Desenvolvimento até ao Lançamento do Produto no Mercado.
Entre novas formulações de produtos (cervejas, águas, sumos e refrigerantes) e desenvolvimentos de novas embalagens, participei no lançamento de mais de 30 produtos no Mercado Nacional e Internacional para as marcas geridas pela Super Bock Group nas diferentes categorias.
COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (I&D)
Ao longo de 7 anos, coordenei os Projectos de I&D internos, em consórcio com empresas, ou em parceria com as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Neste âmbito dirigi o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da Unicer entre 2006 e 2007.
Em causa estiveram consórcios com as Universidades do Porto, Minho, Aveiro, Coimbra, Algarve, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia, Escola Agrária de Beja, IPATIMUP, LEPAE, ICAT, entre outras, com as quais foram desenvolvidas actividades de Investigação, entre outros, em temas como:
- Stress oxidativo de extractos naturais;
- Extracção e estabilização de compostos;
- Recuperação e processamento de aromas;
- Métodos e Instrumentação de análise;
- Monitorização de Biorreactores;
- Biofilmes e Biosensores;
- Itinerários técnicos de cultura de cereais e selecção de variedades;
- Selecção de estirpes de leveduras;
- Bebidas e Síndroma Metabólico;
- Nano-encapsulação de ingredientes.
COORDENAÇÃO DE TRABALHOS CURRICULARES DE I&D EM AMBIENTE DE EMPRESA
Afecto às actividades e projectos acima descritos conciliei a coordenação de trabalhos de dissertação associados a Estágios Curriculares, Mestrados Integrados e Doutoramentos em parceria com a Empresa. Nos últimos anos, coordenei ou co-orientei os seguintes trabalhos:
- “Optimização de processo de Propagação de Levedura” – Estágio Curricular Licenciatura em Engenharia Biotecnológica – Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais – Universidade do Algarve;
- “Desidratação de Resíduos da Indústria Cervejeira” – Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente – Instituto Superior de Engenharia
- “Obesity and metabolic syndrome: amelioration of associated (western) diet through some beverages and nutrients” – Doutoramento pelo Programa Doutoral “Metabolismo – Clínica e Experimentação” – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- “Melhoramento e selecção de leveduras cervejeiras para obtenção de novas capacidades fermentativas” – Doutoramento em Engenharia Biológica – Departamento de Engenharia Biológica – Universidade do Minho
- “Probing beer aging chemistry by nuclear magnetic resonance (RMN) and multivariate analysis (MVA) – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro
- “Metabolomics strategy for comprehensive mapping of volatile exometabolome from Saccharomyces spp. widely used in food industry” – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro
COORDENAÇÃO DE PROJECTOS I&D TRANSVERSAIS COM O GRUPO CARLSBERG
Como responsável pelos contactos com a área de Inovação e I&D da Carlsberg Breweries SAS, coordenou as actividades conjuntas de Gestão de portefólio e de Investigação e Desenvolvimento de produtos. Integrou o grupo de Innovation Managers do Grupo Carlsberg que assegura alinhamento das estratégias de Inovação internacionalmente e sou interlocutor com o Carlsberg Research Centre para iniciativas conjuntas de Investigação Científica no âmbito dos processos, tecnologia e matérias-primas afectas ao processo cervejeiro.
COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA UNICER BEBIDAS SA
Como responsável pela gestão do processo de Inovação na empresa, assegurou a implementação de metodologias associadas a essa gestão e coordeno actividades inerentes às diferentes fases do funil de inovação na empresa, em especial as que se relacionam com a aprovação pela Comissão Executiva.