O Júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2019 é formado por figuras representativas do setor agroalimentar e especialistas em inovação alimentar, selecionados pela sua notoriedade, independência e competência.
O Júri avaliará cada um dos 10 projetos finalistas de acordo com o Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2019.
Conhece o Júri:
Vergílio Folhadela
Vergílio Folhadela liderou múltiplas empresas e projetos ao longo da sua carreira, tendo sido responsável por vários setores do Grupo RAR, designadamente presidente do conselho de administração da Imperial, da Nutriger, da RAR Ambiente e da COLEP. Desde 1984 até 2009, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding), SA, sendo atualmente administrador da SIEL – SGPS, SA, a acionista única da RAR Holding, da qual é consultor. Atua também como consultor na área de estratégia de negócios e em projetos de fusões e aquisições e é, ainda, embaixador, em Portugal, da ONG sueca “The Natural Step”.
Foi presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto, vice-presidente da Associação Industrial Portuense (atual AEP) e vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa. Desempenhou a vice-presidência europeia da AICO – Associação Ibero Americana de Câmaras de Comércio e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação. Também fez parte dos corpos sociais da Associação Industrial Portuguesa, do Conselho Empresarial do Norte e da Câmara de Comércio Luso-Britânica.
Foi vice-presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves e presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. Pertenceu ao conselho consultivo da Fundação da Juventude e ao patronato da Fundação Rei Afonso Henriques.
É licenciado em Engenharia-Químico Industrial pela Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Engenharia foi docente convidado, e teve oportunidade de, entre muitas outras, frequentar ações de formação da Stanford University e da London Business School.
Manteve sempre ligação com o meio académico, tendo participado em comissões que estudaram a reforma do ensino de engenharia e a aproximação da universidade às empresas e também exercido a presidência do Conselho de Administração da AESBUC – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Ana Silva
Ana Machado Silva é atualmente Gestora Sénior de Projetos na SONAE, focando a sua atuação em projetos colaborativos nas áreas de I&D e Inovação para diferentes negócios do Grupo.
O percurso prévio na SONAE incluiu a responsabilidade pela área de Inovação Aberta para o Retalho, promovendo a cooperação entre o Grupo e diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico, nacional e internacional, bem como do mundo do empreendedorismo nomeadamente nos domínios do retalho alimentar e desenvolvimento de produto.
É licenciada em Gestão pela Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM, e Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence pela Porto Business School, entidade na qual é docente nas áreas de Negócio Digital.
Fátima Carvalho
Diretora Técnica e ID na PRIMOR CHARCUTARIA-PRIMA S.A.
Vasta experiência na liderança e coordenação de projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e processos, na indústria, e em parceria com Entidades do Sistema Científico.
Frederico Pinto
Frederico Pinto ocupa presentemente a posição de Strategic Account Director na GlobalData, empresa de Market Research que apoia organizações no Planeamento Estratégico, M&A, Inovação, R&D, Marketing e Business Development, oferecendo uma visão 360° do mercado de consumo.
Em 2014, quatro anos depois de ter iniciado a sua carreira, mudou-se para o Reino Unido, onde entrou nos quadros da GlobalData como CPG Account Manager. Mais tarde, foi-lhe dada a responsabilidade de toda a indústria de Packaging para as regiões EMEA & NCSA.
É licenciado em Relações Publicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP 2009) e tem uma Pós-Graduação em Comunicação Integrada também pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP 2010).
Helena Real
Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Secretária-Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.
Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição desde 2015.
Coordenadora Editorial da Revista Nutrícias entre 2008 e 2015.
Docente convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.
Co-Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu, desde 2016.
João Lima
Licenciado pela Universidade de Lisboa, Mestre pela Universidade da Califórnia – Davis (EUA) e Doutor pela Universidade de Minnesota (EUA). Complementou a sua formação técnica e académica com várias formações nas áreas de gestão e liderança, estando neste momento a terminar um MBA.
É actualmente membro do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Portugal, com responsabilidade sobre as áreas de Investigação e Inovação.
É promotor de várias iniciativas ligadas à inovação no sector Agroalimentar e tem sido orador convidado em diferentes fóruns nacionais e internacionais sobre este tema.
Maria Ferreira
Maria Manuel Aranha Ferreira nasceu no Porto em 1991. Licenciou-se em Química em 2012, na
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Completou a sua formação académica com o
Mestrado em Enologia, na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, tendo concluído o
mesmo em 2015 com a apresentação e defesa da Tese de Mestrado intitulada “Impacto físicoquímico
e sensorial da aplicação de agentes de colagem não animais em vinho branco e comparação com métodos tradicionais”.
O seu percurso profissional teve início em 2013 na
Aveleda S.A. onde realizou o seu primeiro estágio de vindima e desenvolveu a tese em
colaboração com a empresa. Atualmente, integra a equipa do Departamento de Investigação &
Desenvolvimento da Aveleda S.A. tendo como principal função a gestão e coordenação do
processo de desenvolvimento de novos produtos.
Miguel Antunes
Licenciado em Microbiologia e Mestre em Biotecnologia. Trabalhou na área de I&D na indústria e academia em contexto internacional (Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, CA).
Na Agência Nacional de Inovação, S.A., iniciou a sua atividade na área da transferência de tecnologia. Há cerca de 10 anos trabalha na área de gestão de incentivos à I&DT empresarial.
Miguel Cerqueira
Miguel Cerqueira é doutorado em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho onde se especializou em Tecnologia Alimentar.
Atualmente é investigador no grupo de Processamento Alimentar do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga. É responsável por vários projetos de investigação na área alimentar e conta com mais de 90 publicações em revistas internacionais com revisão por pares, e vários prémios e distinções nacionais e internacionais.
Paula Bico
Ana Paula Bico é Diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação (DSNA) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Em matéria de alimentação e nutrição é a DSNA que tem as competências de regulamentação e controlo alimentar, nomeadamente dos suplementos alimentares, da informação ao consumidor incluindo alegações nutricionais e de saúde e da alimentação especial.
É Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1994) e licenciada em Engenharia Agro-industrial (1988).
Pilar Morais
2018: INSEAD _ Online Programmes “Innovation in the Age of Disruption”
2018: Harvard Business School, Executive Education
“Behavioral Economics”
2008 -2009: Porto Business School
Executive MBA
1998 – 1999: University of Reading, England
MSc in Food Science, Dairy Science option; Thesis at the Hannah Research Institute, Scotland
1990-1996: Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa
Licenciatura (5-year degree) in Food Engineering
2003 – present: Frulact, Indústria Agro-Alimentar, S. A.
Innovation Management & Intelligence
Previously: General Manager for R&D and Innovation, Innovation Director, Research & Development Technical Manager.
Rui Sousa
- CEO da Market Access desde 2013;
- Gestão de recursos e operações;
- Coordenação das equipas de implementação de projectos de internacionalização em diversos mercados;
- Gestão da rede internacional da Market Access;
- Definição de estratégias de internacionalização para diversos mercados;
- Gestão da qualidade nos projectos implementados pela Market Access;
- Licenciatura em Engenharia Mecânica, opção de Gestão (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto);
- Foi Administrador e Director Geral Adjunto de empresa de componentes para automóveis;
- Foi Diretor da qualidade, responsável pelos projectos de certificação (ISO 9001, ISOTS 16949 e IRIS);
- Foi responsável pela implementação de unidades industriais em Marrocos, Espanha, França e Alemanha.
Tiago Brandão
Director de Projecto e Novos Negócios Cervejeiros no Super Bock Group, desde Dezembro 2017. Acumula com a Presidência da European Brewery Convention, nomeado pela The Brewers of Europe, desde 2016.
Tem um percurso profissional de mais de 17 anos, quase todo ligado à maior empresa de bebidas nacional:
- Actual Director de Projectos de Novos Negócios Cervejeiros do Super Bock Group, SA
- Diretor de Pessoas no Super Bock Group (ex-Unicer), entre 2014 e 2017;
- Entre 2010 e 2013, desempenhou funções de Direcção nas áreas de Investigação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação.
- Entre 2006 e 2014, acumulou funções como Administrador Delegado na Maltibérica SA.
- Entrou na empresa em 2001, tendo evoluído profissionalmente nas áreas de Produção e Qualidade e obtido o grau de Brewmaster e Brewing Engineering pela Scandinavian School of Brewing, em Copenhaga.
Antes, passou um ano pela Indústria Farmacêutica, na Novartis-Pharma, em Basileia/Suíça, no âmbito do seu trabalho de investigação para obtenção do grau de MSc Biotechnology, obtido pela Universidade de Leicester.
Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, desde 1998.
Casado, pai de duas filhas, tem 43 anos e vive no Porto.
ACTIVIDADES RELEVANTES DE CARÁCTER TÉCNICO-CIENTÍFICO
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Como responsável pela equipa de Desenvolvimento de Novos produtos da Unicer Bebidas, SA, liderei o portefólio de projectos de investigação e desenvolvimento de produtos novos ou melhorados da empresa. Esta responsabilidade envolveu a coordenação das actividades de 3 Gestores de Projecto de I&D, entre a fase de briefing de Concepção e Desenvolvimento até ao Lançamento do Produto no Mercado.
Entre novas formulações de produtos (cervejas, águas, sumos e refrigerantes) e desenvolvimentos de novas embalagens, participei no lançamento de mais de 30 produtos no Mercado Nacional e Internacional para as marcas geridas pela Super Bock Group nas diferentes categorias.
COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (I&D)
Ao longo de 7 anos, coordenei os Projectos de I&D internos, em consórcio com empresas, ou em parceria com as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Neste âmbito dirigi o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da Unicer entre 2006 e 2007.
Em causa estiveram consórcios com as Universidades do Porto, Minho, Aveiro, Coimbra, Algarve, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia, Escola Agrária de Beja, IPATIMUP, LEPAE, ICAT, entre outras, com as quais foram desenvolvidas actividades de Investigação, entre outros, em temas como:
- Stress oxidativo de extractos naturais;
- Extracção e estabilização de compostos;
- Recuperação e processamento de aromas;
- Métodos e Instrumentação de análise;
- Monitorização de Biorreactores;
- Biofilmes e Biosensores;
- Itinerários técnicos de cultura de cereais e selecção de variedades;
- Selecção de estirpes de leveduras;
- Bebidas e Síndroma Metabólico;
- Nano-encapsulação de ingredientes.
COORDENAÇÃO DE TRABALHOS CURRICULARES DE I&D EM AMBIENTE DE EMPRESA
Afecto às actividades e projectos acima descritos conciliei a coordenação de trabalhos de dissertação associados a Estágios Curriculares, Mestrados Integrados e Doutoramentos em parceria com a Empresa. Nos últimos anos, coordenei ou co-orientei os seguintes trabalhos:
- “Optimização de processo de Propagação de Levedura” – Estágio Curricular Licenciatura em Engenharia Biotecnológica – Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais – Universidade do Algarve;
- “Desidratação de Resíduos da Indústria Cervejeira” – Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente – Instituto Superior de Engenharia
- “Obesity and metabolic syndrome: amelioration of associated (western) diet through some beverages and nutrients” – Doutoramento pelo Programa Doutoral “Metabolismo – Clínica e Experimentação” – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- “Melhoramento e selecção de leveduras cervejeiras para obtenção de novas capacidades fermentativas” – Doutoramento em Engenharia Biológica – Departamento de Engenharia Biológica – Universidade do Minho
- “Probing beer aging chemistry by nuclear magnetic resonance (RMN) and multivariate analysis (MVA) – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro
- “Metabolomics strategy for comprehensive mapping of volatile exometabolome from Saccharomyces spp. widely used in food industry” – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro
COORDENAÇÃO DE PROJECTOS I&D TRANSVERSAIS COM O GRUPO CARLSBERG
Como responsável pelos contactos com a área de Inovação e I&D da Carlsberg Breweries SAS, coordenou as actividades conjuntas de Gestão de portefólio e de Investigação e Desenvolvimento de produtos. Integrou o grupo de Innovation Managers do Grupo Carlsberg que assegura alinhamento das estratégias de Inovação internacionalmente e sou interlocutor com o Carlsberg Research Centre para iniciativas conjuntas de Investigação Científica no âmbito dos processos, tecnologia e matérias-primas afectas ao processo cervejeiro.
COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA UNICER BEBIDAS SA
Como responsável pela gestão do processo de Inovação na empresa, assegurou a implementação de metodologias associadas a essa gestão e coordeno actividades inerentes às diferentes fases do funil de inovação na empresa, em especial as que se relacionam com a aprovação pela Comissão Executiva.
Vítor Sobral
ACTIVIDADE PROFISSIONAL
Consultor gastronómico Fundação Eugénio de Almeida
Consultor gastronómico da TAP.
Consultor gastronómico da Vista Alegre.
Consultor gastronómico da Norge.
Consultor gastronómico Grupo Delhaize (Belgica).
Consultor gastronómico Grupo Silampos.
Consultor gastronómico Azeite Oliveira da Serra/Andorinha-Sovena.
Consultor da Encontrus– catering.
Consultor gastronómico UNISELF.
RESTAURANTES EM QUE FOI CHEF
Restaurante Peixaria da Esquina em São Paulo (em funções)
Restaurante Taberna da Esquina em São Paulo (em funções)
Restaurante Tasca da Esquina Lisboa e São Paulo (em funções)
Restaurante Tasca da Esquina Lisboa e J. Pessoa (em funções)
Restaurante Kitanda da Esquina (em funções)
Restaurante Rock City
Restaurante Café Café
Restaurante Cais da Avenida (Hotel So_tel)
Cervejaria Lusitana
Restaurante Gare Tejo
Restaurante Alcântara Café
Restaurante Clube de Golfe da BelaVista
Restaurante Terreiro do Paço – parceria Quinta das Lágrimas
FORMAÇÃO
Curso de food&beverage da Escola de Hotelaria do Estoril.
Curso de cozinha fria na Escola Superior de Pastelaria de Lyon (França).
Curso de cozinha “Peixes Empratados” na Escola “LeNôtre” (França).
Curso de Formação de Formadores com a Cegoc.
Formação no ADF – Alain Ducasse Formation – “la trilogie à la francaise d’Alain Ducase”.