O Júri do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022 é formado por figuras representativas do setor agroalimentar e especialistas em inovação alimentar, selecionados pela sua notoriedade, independência e competência.
O Júri avaliará cada um dos projetos finalistas segundo o Regulamento do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022.
Vergílio Folhadela
Vergílio Folhadela liderou múltiplas empresas e projetos ao longo da sua carreira, tendo sido responsável por vários setores do Grupo RAR, designadamente presidente do conselho de administração da Imperial, da Nutriger, da RAR Ambiente, da Indáqua e da COLEP.
Desde 1984 até 2009, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding), SA, sendo atualmente administrador da SIEL – SGPS, SA, a acionista única da RAR Holding, da qual é consultor.
Atua também como consultor na área de estratégia de negócios e em projetos de fusões e aquisições e é, ainda, embaixador, em Portugal, da ONG sueca “The Natural Step” e do Prémio “Ecotrophelia”
Foi presidente da Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto, vice-presidente da Associação Industrial Portuense (atual AEP) e vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa. Desempenhou a vice-presidência europeia da AICO – Associação Ibero Americana de Câmaras de Comércio e foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e a Cooperação. Também fez parte dos corpos sociais da Associação Industrial Portuguesa, do Conselho Empresarial do Norte e da Câmara de Comércio Luso-Britânica.
Foi vice-presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves e presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas. Pertenceu ao conselho consultivo da Fundação da Juventude, ao patronato da Fundação Rei Afonso Henriques e ao conselho de administração da Fundação AEP.
É licenciado em Engenharia-Químico Industrial pela Universidade do Porto, de cuja Faculdade de Engenharia foi docente convidado, e teve oportunidade de, entre muitas outras, frequentar ações de formação da Stanford University e da London Business School.
Manteve sempre ligação com o meio académico, tendo participado em comissões que estudaram a reforma do ensino de engenharia e a aproximação da universidade às empresas e também exercido a presidência do Conselho de Administração da AESBUC – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Alexandra Prado Coelho
Jornalista do Jornal Público desde a sua fundação, em 1990, trabalhou pela primeira vez na secção Internacional, onde relatou sobre várias partes do mundo, e depois passou pela secção Cultura, onde escreveu sobre cinema, teatro, arquitetura, design e literatura.
Desde 2011 passou a escrever sobre gastronomia e, atualmente, é a principal jornalista especializada no tema do jornal Público.
Ana Machado Silva
Ana Machado Silva é atualmente Coordenadora de I&D e Inovação na MC, holding de retalho alimentar do Grupo SONAE, focando a sua atuação em projetos colaborativos nas áreas alimentar e de sustentabilidade.
O percurso prévio no Grupo SONAE incluiu a responsabilidade pela área de Inovação Aberta para o Retalho, promovendo a cooperação entre o Grupo e diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico, nacional e internacional, bem como do mundo do empreendedorismo nomeadamente nos domínios do retalho alimentar e desenvolvimento de produto.
É licenciada em Gestão pela Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Marketing pelo IPAM, e Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence pela Porto Business School.
Carlos Coelho
Especialista em criação e gestão de marcas. Presidente da Ivity Brand Corp.
Carlos Coelho é uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, ao longo de 35 anos, conduziu centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal.
É autor de diversos estudos e do livro: ”Portugal Genial’’. É co-autor do livro “Brand Taboos” e tem participado com ensaios em diversos livros: “Gestão sustentada”, “Portugal Vale a Pena”, “TAP, a imagem de um povo.”
É conferencista, professor, autor do programa de TV Imagi-Nação e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras. Integra o advisory board e o concelho estratégico de diversas empresas e organizações. É fundador e presidente da direcção da Associação Portugal Genial.
Cláudia Figueira
Cláudia Figueira é Innovation Manager no Grupo Nabeiro desde 2014, sendo responsável pela estratégia global de inovação e sua implementação.
Depois de uma carreira de 16 anos em Brand Strategy, trabalhando marcas como BP, Sumol, Compal, Nobre, SATA, Galp Energia, CP, EDP, SONAE, Kraft Foods, PEPSICO, aceita o desafio de ter a seu cargo uma equipa de Investigação, Inovação e Desenvolvimento de Produto.
Em equipa, desenha e concretiza todo o processo de inovação transversal a toda a organização, dando origem a novos produtos e modelos de negócio lançados no mercado.
A concepção e implementação do modelo de inovação corporativa, denominado MIND, foi concebido inteiramente por si e pela equipa, já tendo sido premiado em 2019 pela Innovation Leader, em São Francisco.
É assim responsável pelas mais recentes e revolucionárias soluções de café: Qoffee Qar, um serviço de café operado por um robot e um assistente através de tecnologia de reconhecimento e AI; RISe System, um revolucionário sistema de extração de café que desafia a gravidade, WALQ by DeltaQ, o serviço móvel de café com recurso a autonomia energética. Na área de New Product Development Alimentar liderou os mais recentes produtos da Grupo, como sejam, AQTIVE Coffees – combinação perfeita de café, vitaminas e minerais vendido nas fármácias, Go Chill, Slow Coffee e Salicórina Qampo.
Licenciada em Gestão de Empresas pelo ISCTE, com formação em Gestão da Inovação e Empreendedorismo e Design Thinking pela Universidade Católica Portuguesa.
Não dispensa viajar, a sua grande fonte de inspiração para a função que desempenha.
Cláudia Lopes
Cláudia Lopes é Diretora de Inovação e Desenvolvimento na Fromagerie Bel Portugal, empresa detetora das marcas Limiano, Terra Nostra, MiniBabyBel, Vaca Que Ri, Gogo Squeeze e Boursin.
É licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica do Porto. Tem um MBA e um Mestrado em Marketing, focado em Inovação, Marketing e Design, pela mesma Universidade.
Realizou um estágio curricular no Centro de Investigação da Nestlé na Suíça e iniciou o seu percurso profissional num R&D da Cereal Partners Worldwide (joint venture da Nestlé e General Mills) em Inglaterra. Posteriormente integrou a Cerealis onde desenvolveu a sua atividade em áreas como operações, gestão da produção, gestão de investimentos industriais assim como Inovação e Desenvolvimento de produtos, nomeadamente massas, bolachas e cereais de pequeno almoço.
Na Bel Portugal é responsável por 3 grandes pilares estratégicos: Cultura de Inovação, Inovação e Renovação de produto e CSR: Responsible Packaging.
Fátima Carvalho
Formou-se, em 1989, em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Posteriormente, em 1996, realizou um MBA em Engª Comercial e de Gestão, na Porto Business School.
Iniciou a sua atividade profissional na indústria, como Product Manager na Imperial – Produtos Alimentares SA e, posteriormente, como Marketing e R&D Manager na Ambar – Ideias no Papel SA. Após mais de 20 anos de experiência nestas indústrias, ingressou, em 2010, na Primor Charcutaria -Prima SA, onde desempenhou diversos cargos nas áreas da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos, sendo atualmente a Diretora da Qualidade, Técnica e Inovação do Grupo Primor.
Tem uma vasta experiência na liderança e coordenação de projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e processos, na indústria, e em parceria com Entidades do Sistema Científico e Tecnológico.
Helena Real
Nutricionista, Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública.
Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição.
Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição desde 2015.
Coordenadora Editorial da Revista Nutrícias entre 2008 e 2015.
Professora Auxiliar convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.
Vasta experiência na coordenação e gestão de programas e projetos no âmbito da Sustentabilidade Alimentar.
Ildefonso Martins
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia do Porto.
Posteriormente realizou um Executive Certificate (Strategy and Innovation) no Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e um Xponential Business Administration (xBA) pela StartSe University.
No “mundo” dos vinhos tem formação do WSET® (Wine & Spirit Education Trust) – Nível 2.
Gosto pela formação e por outras áreas levou-o a formar-se também em Marketing Desportivo, E-Sports Marketing & Management e Growth Hacking.
Na Aveleda desde 2010, começou pelo Planeamento Estratégico, tendo passado para o Núcleo de Investigação & Desenvolvimento (I&D), sendo responsável pelas áreas de Marketing e Estratégia no I&D. Em 2020 assumiu a Direção de Inovação e Estratégia da empresa, tendo a seu cargo o Desenvolvimento de Novos Produtos e a elaboração de Estudos de Mercado. Recentemente abraçou também o desafio da Direção de Enoturismo da Aveleda.
Joana Gomes Queirós
A Joana é natural do Porto, casada e com duas filhas.
Começou a sua atividade profissional no Super Bock Group, e é atualmente Manager de Inovação, na Direção de Investigação & Desenvolvimento e Inovação, no pelouro de Marketing.
É responsável pela definição e concretização do pipeline de inovação, pela monitorização das atividades de inovação, bem como pela promoção de boas praticas internas.
Anteriormente desempenhou funções na área de Supply Chain, como responsável da área de Lean& Melhoria Continua, e na área de Produção de Cerveja.
Terminou o curso de Engenharia Alimentar em 2003, na escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa. Alem desta licenciatura, frequentou a Pós-graduação em Ciências Cervejeiras (U. Minho e Super Bock Group), Pós-Graduação em Lean (CLT), Programa de Gestão e Liderança (AESE), Lean Startup (Tendayi Viki).
Lorenzo Pastrana
Prof. Lorenzo Pastrana has a PhD in Pharmacy (1991) by the University of Santiago (Spain). He was postdoctoral fellow (1992-1993) in the Centre de Transfert en Microbiologie et Biotechnologie–INSA at Toulouse (France). In 1991 he joint the University of Vigo (UVIGO) in Spain as Assistant Lecturer in Biochemistry.
Since 2010 is Professor of Food Science at UVIGO where he was the Director of the Centre of Research transference and Innovation (CITI) and Head of Knowledge Transfer Office (2009-2010). He founded the Galician Agri-Food Technology Platform (2006) join academic institutions and companies paving the clustering of the sector. His research is marked oriented with a multidisciplinary approach integrating methods and concepts of the biotechnology, nanotechnology and mathematical modelling.
Currently he is working in the production of nanostructures (particles, tubes) with food grade polymers for controlled or mucoadhesive release of bioactives in food packaging/processing applications. He is author of 4 licenced patents relating the development of new food products and process.
He was the PI of more than 30 National and European research projects and contracts arising funds around 2000K€ in the last ten years. In September 2015 he joints the INL as Head of the Department of Life Sciences.
Miguel Antunes
Licenciado em Microbiologia e Mestre em Biotecnologia. Trabalhou na área de I&D na indústria e academia em contexto internacional (Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, CA).
Na Agência Nacional de Inovação, S.A., iniciou a sua atividade na área da transferência de tecnologia. Há cerca de 10 anos trabalha na área de gestão de incentivos à I&DT empresarial.
Paula Bico
Ana Paula Bico é Diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação (DSNA) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Em matéria de alimentação e nutrição é a DSNA que tem as competências de regulamentação e controlo alimentar, nomeadamente dos suplementos alimentares, da informação ao consumidor incluindo alegações nutricionais e de saúde e da alimentação especial.
É Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1994) e licenciada em Engenharia Agro-industrial (1988).
Renato Cunha
Renato Cunha, nascido em V. N. Famalicão, em 1975, é o chefe e proprietário do Restaurante Ferrugem e docente na Universidade Portucalense no Porto.
O Ferrugem abriu as suas portas em 2006, no seu concelho natal, que, em 2016, o reconheceu com a Medalha de Mérito Municipal Económico. Em 2012 foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista Wine e, em 2017, o Ferrugem foi eleito Restaurante do Ano pela Revista Vinho Grandes Escolhas. Ainda no capítulo báquico, com o Ferrugem conquistou o diploma de ouro nas últimas edições do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, assim como quatro diplomas de ouro em cinco participações no Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia.
Em 2019, concluiu a componente curricular do Mestrado em Turismo e Hospitalidade, na Universidade Portucalense, onde é também docente na Licenciatura de Gestão da Hospitalidade e em Enogastronomia, no Short Master de Escanção. É jurado em vários concursos de gastronomia e vinhos de âmbito regional e nacional, destacando-se a sua participação no Concurso de Vinhos Verdes e Gastronomia entre 2013 e 2017. Tem também no seu currículo múltiplas participações em atividades como o “Congresso Nacional de Cozinheiros”, “Peixe em Lisboa”, “Wine in Azores”, “Vinho Verde Fest”, “Vinho Verde Wine Fest Brasil”, “Essência do Gourmet”, “Essência do Vinho”, “Fórum Gastronómico da Corunha”, múltiplas palestras e várias conferências como as conhecidas TEDx.
Cozinheiro por vocação, gosta que o vejam como embaixador da gastronomia portuguesa. Para isso, atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.
Rui Costa Lima
Rui Costa Lima é um experiente gestor sensorial licenciado em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e é atualmente gerente da Sense Test – Sociedade de Estudos de Análise Sensorial a Produtos Alimentares, desenvolvendo há mais de 20 anos atividade neste setor. Mantém participação regular em congressos e seminários nacionais e internacionais, nomeadamente Eurosense e Pangborn, bem como nos organismos reguladores como a Comissão Técnica 114 do IPQ e a ASTM. É responsável pela participação empresarial da Sense Test em vários projetos, nomeadamente no projeto CleanLabel+, MobFood, QuaLaty, NOVELTEC, Infusão Premium, 4Cs – Consumer Cross Cultural Context, e projeto H2020 SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN.
Como especialista na área de Análise Sensorial é regularmente convidado para participar como docente em pós graduações da Universidade Católica, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade Aberta. É igualmente orientador industrial de vários alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento com realce para a orientação no programa doutoral SANFEED “Sustainable Animal Nutrition and Feeding, bem como a representação empresarial no Programa Transit Horizon 2020 – Research and Innovation Framework Programme.
É representante da Sense Test na Associação COLAB4FOOD – Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar.
É auditor interno para efeitos de certificação e acreditação de painéis de provadores peritos nomeadamente no setor dos vinhos.
Rui Sousa
- CEO da Market Access desde 2013;
- Gestão do negócio, recursos e operações;
- Gestão da rede internacional da Market Access;
- Definição de estratégias de internacionalização para diversos mercados;
- Coordenação das equipas de implementação de projectos de internacionalização em diversos mercados;
- Licenciatura em Engenharia Mecânica, opção de Gestão Industrial (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto);
- Foi Administrador e Director Geral Adjunto de empresa de componentes para automóveis;
- Foi Diretor da qualidade, responsável pelos projectos de certificação (ISO9001, ISOTS 16949 e IRIS);
- Foi responsável pela implementação de unidades industriais em Marrocos, Espanha, França e Alemanha.
Vasco Sousa
O Vasco é co-fundador da consultora de inovação sustentável Aliados, um empreendedor de impacto, apaixonado por catalisar os sonhos altos das pessoas, com foco na área alimentar.
Estudou Relações Internacionais e mais recentemente tem estado envolvido em projectos no retalho, restauração, vinhos e na academia na áreas de economia circular e sustentabilidade. É empresário por acaso, sendo accionista e administrador de empresas de referência, no desenvolvimento soluções técnicas, nomeadamente cozinhas e lavandarias profissionais, para Hóteis, Restauração e Indústria Alimentar.
Missionário da Inovação desde 2004, co-fundou a primeira revista nacional sobre inovação, a inovar.te