close
Vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020 - Equipa OrangeBee
7 Setembro, 2020

Preparado fermentado de aquafaba com geleia de laranja e pólen vence ECOTROPHELIA Portugal 2020

OrangeBee, um preparado fermentado de aquafaba com uma camada de geleia de laranja, polvilhado com pólen apícola, é o produto desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro e o grande vencedor da 4.ª edição do ECOTROPHELIA Portugal. O galardão foi entregue, no dia 03 de setembro, numa cerimónia que decorreu na Casa do Vinho Verde, no Porto.

A edição 2020 do prémio ECOTROPHELIA Portugal, que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares inovadores e sustentáveis, envolveu 63 estudantes de 14 instituições do ensino superior nacionais. Estiveram a concurso 16 equipas, das quais chegaram à final 10 produtos inovadores. O produto OrangeBee foi o escolhido por um júri, composto por diversas personalidades do setor agroalimentar, que tiveram por base critérios como a inovação de produto, sustentabilidade, embalagem, propriedades organoléticas e credibilidade de mercado.

Por sua vez, em segundo lugar, ficou o Rice ‘n’ Nice, pastel de bacalhau ultracongelado, sem batata, com couve-flor e subprodutos da indústria arrozeira, desenvolvido por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O bronze foi arrecadado pelos estudantes do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O grupo de alunos desenvolveu o
FermentiVe, conserva de tomate verde rejeitado pela indústria e outros vegetais fermentados, que venceu também a distinção “Born from Knowledge”, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

Perante a situação pandémica, o evento final do concurso cumpriu todas as orientações de segurança e higiene, tendo chegado ao público através de uma transmissão online em direto, que ocorreu no canal de Youtube da PortugalFoods, entidade organizadora.

Download Press Release (.pdf)

Apoio Institucional:
Parceiros: