close
Media
Ecotrophelia Portugal, Media, Notícias, Programa Born from Knowledge renova parceria com Prémio ECOTROPHELIA Portugal
17 Março, 2020

Programa Born from Knowledge renova parceria com Prémio ECOTROPHELIA Portugal

Promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro, são os principais objetivos do Prémio ECOTROPHELIA, que, pela quarta edição consecutiva, conta com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), através do programa Born from Knowledge (BfK) Awards.

Promovido pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2020 assume-se como um laboratório natural de inovação para o meio académico, de forma a criar uma rede de formação de excelência em eco-inovação alimentar, proporcionando assim o acesso a um vasto conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.

Destinado a equipas multidisciplinares de dois a seis estudantes do ensino superior, visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

Como nas edições anteriores, a ANI vai premiar com o troféu “Árvore do Conhecimento” o melhor projeto nascido do conhecimento e que mais se destaque em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), o qual será apurado da lista de finalistas e avaliado de acordo com os critérios de avaliação do Bfk Awards. A Agência irá ainda proporcionar ao vencedor a participação na SIAL Paris, certame realizado a cada dois anos, especializado na indústria de processamento de alimentos, num valor até 5.000€.

As candidaturas para o ECOTROPHELIA Portugal 2020 terminam a 01 de junho de 2020. A final nacional decorrerá em data a definir na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Nos últimos três anos, o prémio BfK Awards foi atribuído aos projetos Toal Ecobebidas, gama de bebidas refrigeradas derivadas de soro de leite, constituídas por polpa de morango e ricas em antioxidantes e probióticos; Salt & Dreche, snack salgado feito a partir do aproveitamento de um subproduto da indústria cervejeira, o dreche, que em comparação com os snacks existentes, tem um alto valor nutritivo, é mais saudável, sem corantes nem conservantes, e é ainda rico em proteínas e fibras vegetais; e Delichí, bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas, ideal para um snack nutritivo.

Apoio Institucional:
Parceiros: