Reportagem ECOTROPHELIA Portugal 2021
Realizou-se ao final da tarde de 29 de junho, na Casa do Vinho Verde, no Porto, a cerimónia de entrega de prémios da 5ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021.
O concurso encontrou o seu vencedor, numa cerimónia onde os 10 finalistas – Baguitas, Beanlce, Legumiscas, MochiPortugal, Molitaste, NORTEGGIE, os Togrões, Patalgas, Pro-Ómega e Ribeirinha D’Ouro – tiveram oportunidade de apresentar e defender os seus produtos junto do Júri ECOTROPHELIA Portugal 2021.
Baguitas (bolacha crocante com farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos, rica em fibra), foi o grande vencedor da edição de 2021, seguido por Molitaste (snack saudável, saboroso e sustentável, com farinhas de inseto e de trigo sarraceno) e MochiPortugal (massa de arroz glutinoso com recheio de gelado de castanha salgada e núcleo de geleia de marmelo) que venceram respetivamente os 2º e 3º lugares desta competição. Os vencedores do primeiro lugar do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021 conquistaram também a distinção “Born From Knowledge”, atribuída pela ANI – Agência Nacional de Inovação.
A quinta edição do ECOTROPHELIA, em Portugal, reuniu candidaturas de norte a sul do país, encontrando-se entre as várias instituições de ensino que participaram, e que representam as equipas finalistas, a Escola Superior de Artes e Design, a Escola Superior de Biotecnologia –Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Administração e Gestão, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Os vencedores do ECOTROPHELIA Portugal 2021 juntar-se-ão agora aos pares europeus para a grande final da competição europeia ECOTROPHELIA 2021, que terá lugar no dia 11 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito do maior evento mundial do setor – a Anuga. Esta foi a quinta edição do ECOTROPHELIA em Portugal e decorreu com o apoio de várias entidades do setor agroalimentar.
Dinamizada pela PortugalFoods a nível nacional, desde o lançamento da primeira edição, em 2017, esta iniciativa pretende continuar a destacar o reconhecimento do esforço que o setor agroalimentar tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação, estreitando relações, criando valor e evidenciando que o setor está a preparar o futuro.