close
Media

Reportagem ECOTROPHELIA Portugal 2025

A equipa que apresentou o projeto Snack-a-Tummy foi a grande vencedora da 9.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal. Além do 1.º Prémio (no valor de 2.000 euros, que garante a presença no concurso ECOTROPHELIA Europe, a realizar em Colónia, Alemanha, durante a ANUGA, nos dias 7 e 8 de outubro), a equipa foi ainda premiada com: a Distinção Business Up, atribuída pelo PORTIC – Porto Innovation Center, que destaca o espírito empreendedor das equipas participantes e garante a oportunidade de beneficiar de mentoria pela Startup Porto, bem como uma visita às instalações PORTIC; a Distinção Strategy Up, atribuída pela consultora especializada Market Access, que prevê apoio no robustecimento do plano de negócios para a competição europeia; e a Distinção Design Up, atribuída pela Tasting Design, que garante consultoria com o objetivo de incrementar a proposta de design do projeto para o ECOTROPHELIA Europe.

No conjunto dos projetos em competição, também outras iniciativas foram premiadas pelas componentes de sustentabilidade e inovação. O 2.º lugar foi atribuído à equipa do Instituto Superior de Agronomia, que apresentou o projeto The Green Essence, bombons artesanais de chocolate negro e spirulina com uma cianobactéria que confere a cor verde do recheio, rica em proteína, vitaminas e minerais. Estes bombons foram apresentados em três sabores: limão, manjericão e ananás dos Açores, e em duas linhas diferentes: a “Healthy”, produzida com maçãs de Alcobaça (rejeitadas industrialmente por não terem o calibre desejado para venda, porém sem qualquer defeito sensorial), sem açúcares adicionados e vegan; e a linha “Indulgente”, com recheio de ganache de chocolate branco. Esta equipa garantiu, assim, o segundo lugar do pódio e o prémio de 1.000 euros.

A kombucha alcoólica artesanal BRIZA, com 4,7% de volume alcoólico, chá de lúcia-lima, as laranjas do Algarve e licor com a aguardente bagaceira, desenvolvida por uma equipa de alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, conquistou o 3.º lugar e um prémio de 500€.

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) também atribuiu a Distinção Nutri Up ao projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, que apresentou o Croquito, um croquete ultracongelado à base de leguminosas e farinha de inseto. Trata-se de uma proposta que une tradição e inovação, tendo como objetivo promover hábitos alimentares mais saudáveis e responsáveis, contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta, através do consumo de uma proteína alternativa, a de inseto.  Esta distinção elegeu o produto com melhor perfil nutricional e garante à equipa mentoria pelo corpo técnico da APN e o acesso gratuito à edição de 2026 do Congresso de Nutrição e Alimentação promovido pela Associação.

Ainda na categoria de distinções atribuídas em parceria com entidades associadas ao Prémio ECOTROPHELIA, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto distinguiu o projeto Tremo, um pastel ultracongelado vegetariano que alia tradição portuguesa e inovação alimentar. Inspirado na ligação cultural entre o tremoço e os momentos de convívio, o Tremo reinventa este ingrediente nacional ao integrá-lo na massa do pastel, substituindo parte da farinha de trigo. O resultado é um produto mais completo, fonte de fibra e proteína, com classificação Nutri-Score A, e, por isso, premiado com a Distinção Rise Up, que garante a participação na Escola de Startups, beneficiando de mentoria, formação, acesso à comunidade e aos eventos da UPTEC.

Todas as equipas finalistas terão acesso a um programa desenvolvido pelo EIT Food, a principal entidade europeia de inovação no setor alimentar, impulsionada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), que une e dinamiza um ecossistema alargado de empresas, startups, centros de investigação e universidades a nível internacional.

Apoio Institucional
Sponsors: