close
Ecotrophelia Portugal, Media, Press Release, Vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022

Vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022

Handy Rice, um snack à base de arroz e yacon, vence a 6.ª edição do prémio nacional de eco-inovação alimentar e vai representar Portugal na competição europeia, na SIAL Paris 2022.

Um ovo que não é ovo, mas até parece, e almôndegas de vegetais com farinha de inseto foram os outros produtos distinguidos na competição que dá palco à inovação sustentável feita por jovens estudantes para o setor Agroalimentar.

Comunicado de Imprensa

Já é conhecido o projeto de eco-inovação alimentar, desenvolvido por jovens estudantes universitários, que vai representar Portugal na próxima edição do ECOTROPHELIA Europe, que decorrerá no mês de outubro, na grande feira internacional do setor, a SIAL Paris.

Handy Rice é um snack desidratado à base de arroz e yacon (tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal, conhecido devido ao teor muito baixo de calorias e às suas propriedades prebióticas) e venceu a competição nacional, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Organizada pela PortugalFoods, esta iniciativa, que vai na sexta edição, tem como objetivo distinguir a inovação, o espírito empreendedor e a competitividade do setor alimentar, lançando a estudantes, investigadores, professores e profissionais da indústria o repto de criarem produtos, inovadores e sustentáveis, que respondam às exigências e anseios dos consumidores e tenham capacidade de semear futuro.

O produto eco-inovador vencedor resulta do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Handy Rice valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização. O resíduo de polpa produzido durante a sua formulação é também utilizado nos snacks Handy Rice. Na embalagem são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido.

O pódio do ECOTROPHELIA Portugal 2022 foi ainda ocupado por notEggo, um substituinte vegetal ao ovo, com forma e consistência a um ovo de galinha, desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa – produto que, aliás, conquistou também o prémio “Born From Knowledge”, atribuído pela ANI – Agência Nacional de Inovação.

Alunos da mesma instituição académica garantiram também o terceiro lugar desta prova nacional, com o produto MealBalls, almôndegas de vegetais com a incorporação de farinha de inseto. Ao todo, estiveram a concurso oito equipas finalistas.

Download Press-Release (.pdf)

Apoio Institucional:
Parceiros: