Vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2025
SNACK-A-TUMMY: SNACK PRODUZIDO A PENSAR na alimentação infantil VENCE A COMPETIÇÃO NACIONAL E LEVA EQUIPA DE ESTUDANTES A DISPUTAR O PRÉMIO EUROPEU, NA ALEMANHA.
O snack pensado para cuidar da saúde digestiva das crianças enquanto cuida do planeta, composto por palitos produzidos com bagaço de maçã vermelha de Alcobaça (IGP), e apresentado em formato duo com uma composição de leite fermentado, foi o produto vencedor da 9.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. A este Prémio, organizado pela PortugalFoods, concorreram 20 projetos e 77 alunos universitários de diferentes regiões do País. Destes, foram selecionados oito produtos finalistas e o grande vencedor, Snack-A-Tummy, distinguiu-se por apresentar um alimento versátil, saudável, nutritivo e um exemplo de inovação ecoalimentar.
Comunicado de Imprensa
Desenvolver produtos que contribuam para a redução do desperdício alimentar, que promovam a economia circular, e que sejam ecoinovadores e sustentáveis, é o desafio do Prémio ECOTROPHELIA PORTUGAL. Esta iniciativa convida, ano após ano, estudantes universitários de todo o País a apresentarem os alimentos do futuro e pretende estimular o empreendedorismo jovem no setor agroalimentar. A edição de 2025 do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, promovido pela PortugalFoods, distinguiu, entre os oito projetos finalistas, um produto desenvolvido a pensar nas crianças: o Snack-a-Tummy. Trata-se de um duo inovador que combina palitos produzidos a partir do bagaço de maçã vermelha de Alcobaça (IGP)) com uma composição de leite fermentado, desenvolvido por uma equipa de duas estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
“Para chegarmos a esta solução para o bem-estar infantil pegaamos em subprodutos que iam para o lixo e demos uma nova vida. Conjugamos o aproveitamento de produtos locais e nutritivos, mas subvalorizados, e, com o apoio da ciência e com inovação, adicionámos os três P’s da saúde digestiva – os pré-bióticos, os pró-bióticos tindalizados e pós-bióticos – que talvez sejam a componente mais disruptiva e mais desconhecida, mas que apresenta benefícios para o consumidor”, destacam as vencedoras do projeto, Inês Soares e Rita Vedor.
A equipa que apresentou o projeto Snack-a-Tummy foi a grande vencedora da 9.ª edição do prémio ECOTROPHELIA Portugal. Além do 1.º Prémio (no valor de 2.000 euros, que garante a presença no concurso ECOTROPHELIA Europe, a realizar em Colónia, Alemanha, durante a ANUGA, nos dias 7 e 8 de outubro), a equipa foi ainda premiada com: a Distinção Business Up, atribuída pelo PORTIC – Porto Innovation Center, que destaca o espírito empreendedor das equipas participantes e garante a oportunidade de beneficiar de mentoria pela Startup Porto, bem como uma visita às instalações PORTIC; a Distinção Strategy Up, atribuída pela consultora especializada Market Access, que prevê apoio no robustecimento do plano de negócios para a competição europeia; e a Distinção Design Up, atribuída pela Tasting Design, que garante consultoria com o objetivo de incrementar a proposta de design do projeto para o ECOTROPHELIA Europe.











