close
Ecotrophelia Portugal, Media, Press Release, Conserva de salmão em escabeche vence 3ª edição do ECOTROPHELIA Portugal
22 Maio, 2019

Conserva de salmão em escabeche vence 3ª edição do ECOTROPHELIA Portugal

Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia, produto desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é o grande vencedor do ECOTROPHELIA Portugal 2019.

O galardão foi entregue numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e que reuniu representantes da indústria agroalimentar e das entidades do sistema científico envolvidas na iniciativa. Em segundo lugar ficou o Delichí, uma bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas, que venceu também a distinção Born from Knowledge, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI). A terceira posição foi ocupada pelo InstaTwice, uma reinvenção das tradicionais sobremesas aletria e arroz doce.

A equipa do Salmar foi distinguida com um prémio monetário no valor de 2.000 euros e com 7.000 euros em serviços de consultoria, para que possa fazer crescer o projeto. A Ivity Brand Corp proporcionará consultoria nas áreas da Comunicação e Design (no valor de 3.500 euros), a Market Access em Internacionalização (2.500 euros) e a Patentree sobre Propriedade Intelectual (1.000 euros). Além dos prémios, a equipa vai representar o país no ECOTROPHELIA Europe, nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas, onde estará a concorrer com outros 16 países.

Ao segundo lugar foi concedido um prémio de 1.000 euros e o terceiro lugar arrecadou 500 euros como prémio. Foi ainda atribuída pela ANI a distinção Born from Knowledge – BfK ao projeto Delichí, reconhecendo-o como o melhor projeto “nascido do conhecimento” de base científica e tecnológica.

A 3ª edição do ECOTROPHELIA Portugal contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e teve o apoio institucional da APCER, ANI – Agência Nacional de Inovação através do BfK Awards, TecMaia e da Câmara Municipal do Porto. Alguns dos principais players do setor fizeram parte da iniciativa enquanto parceiros, nomeadamente o Grupo Primor, Milaneza, Novarroz, Tété Produtos Lácteos, Vieira de Castro, aos quais se juntaram também a All the Way Travel, CBS – Creative Building Solutions, Market Access, Patentree e SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

Download Press Release (.pdf)

Apoio Institucional:
Parceiros: